Em sua 29ª edição on-line, a Revista Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura da UNIGRAN conquista nova classificação

Editora da Interletras, Nara Sgarbi, comemora a nova classificação do Qualid A4 – Divulgação

Com cerca de 180 textos publicados, a Revista Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura – Interletras da UNIGRAN conquistou o novo Qualis A4. Desde 2004 o periódico tem desempenhado papel fundamental na comunidade acadêmica científica, divulgando os resultados de pesquisas, ideias e debates.

O Qualis é uma ferramenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes – usada para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos, o qual afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, por meio da análise de comitês de consultores de cada área de avaliação.

Editora da Revista Interletras desde o ano de 2006, Nara Sgarbi comemora a nova classificação. “Estou muitíssimo feliz. Isso significa que tanto no âmbito de circulação, seja local, nacional ou internacional, quanto de qualidade, tivemos um grande desempenho. É de grande relevância a classificação do novo Qualis A4, pois é fruto de um trabalho sério desenvolvido nesses 15 anos de existência da Revista, trabalho esse que é marca da nossa Instituição em toda sua trajetória”, afirma.

E, para o mundo acadêmico, Sgarbi menciona a importância da ‘Qualização’, “uma vez que poder contar com veículos de divulgação científica de alto nível faz com que os pesquisadores sintam-se amparados e instigados a seguirem em suas trajetórias de estudos”.

A Interletras reúne artigos científicos e resenhas, trabalhos produzidos por estudantes pesquisadores, professores doutores e pós-doutores vinculados à diversas instituições de ensino superior, trabalhos oriundos de pesquisas nacionais e/ou internacionais, além de anunciar notícias de eventos científicos das citadas áreas do conhecimento, todos divulgados no formato eletrônico. O objetivo, segundo a editora, é “propagar conhecimentos de modo ágil, democrático e acessível, com a missão de promover pesquisas produzidas nos campos dos estudos da linguagem e da educação”.

Com publicações semestrais contínuas, a Revista conta atualmente com um conselho editorial composto por 39 pareceristas. Nara Sgarbi compartilha a conquista com toda a equipe de trabalho. “Sempre pontuo que a ‘editoração’ de uma revista não se faz solitária, mas solidariamente, pois para podermos ter sucesso editorial contamos com o apoio de várias partícipes, os quais corroboram de forma assídua a cada edição que é divulgada”, ressalta.

A professora Nara refere-se ao Qualis A4 como um presente, justamente no ano em que a Interletras completa 15 anos de existência. “Temos que comemorar e agradecer. Essa qualizaçao é para ser comemorada, mas se faz importante mantermos a qualidade de nosso trabalho, pois a melhora contínua da Revista é nosso grande objetivo”, assegura Nara Sgarbi.