Restituições serão pagas em sete lotes, de junho a dezembro. Idosos com mais de 60 anos têm prioridade no recebimento

O pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2017 será feito no dia 16 de junho, informou a Secretaria da Receita Federal na quarta-feira (22) por meio de publicação no “Diário Oficial da União”.

Ao todo, serão sete lotes de restituição, sendo o primeiro em junho e os outros em meados de cada mês, até dezembro.

“O valor a restituir será colocado à disposição do contribuinte na agência bancária indicada na respectiva Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”, informou o Fisco. O prazo de entrega do IR começa em 2 de março neste ano e vai até 28 de abril.

Assim como em anos anteriores, idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade no recebimento. Depois desses contribuintes, as restituições serão pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda.

A Receita Federal lembra que os valores das restituições são pagos nos lotes tradicionais do Imposto de Renda somente se não houver inconsistências na declaração do contribuinte.

Caso haja algum erro, ou pendência, a declaração é retida em malha fina para verificação é só é liberada após correção (por meio de declaração retificadora), ou apresentação de documentação pelo contribuinte.

Os valores das restituições do Imposto de Renda são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia, atualmente em 13% ao ano.

Veja abaixo o cronograma de restituições do Imposto de Renda 2017

– 1º lote: 16 de junho

– 2º lote: 17 de julho

– 3º lote: 15 de agosto

– 4º lote: 15 de setembro

– 5º lote: 16 de outubro

– 6º lote: 16 de novembro

– 7º lote: 15 de dezembro

Do G1