Após cobranças de Marçal, lâmpadas de LED vão ser instaladas em Dourados

A estimativa é que essas quatro mil novas lâmpadas vão gerar, em média, economia de 50% de energia – Divulgação

Dourados vai ganhar pelo menos quatro mil lâmpadas de LED na área central. A informação é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), ao anunciar nova iluminação no trecho que compreende as ruas Cuiabá e Ponta Porã, entre o Parque Antenor Martins, na região do Jardim Flórida, e a região da Cabeceira Alegre/Ubiratan.

Desde o início do ano passado o vereador Marçal Filho (PSDB) cobra da prefeitura de Dourados melhorias e modernização no sistema de iluminação pública. A reclamação de moradores é grande por conta da quantidade de lâmpadas queimadas em bairros, centro e distritos.

O vereador sempre defendeu a implantação de LED no lugar das lâmpadas incandescentes (amarelas), que consomem mais energia e iluminam menos. Os douradenses pagam para ter ruas iluminadas e no ano passado a prefeitura arrecadou R$ 14,6 milhões com a Taxa de Custeio de Iluminação Pública (Cosip), embutida na conta de energia elétrica.

Após inúmeras cobranças, a Semsur promoveu audiência pública em dezembro do ano passado, quando tratou sobre informações técnicas de projeto de implantação de LED e como impactaria positivamente, não só com a redução de custos, mas também no meio ambiente.

Além da implantação de LED, Marçal também tem defendido sobre a necessidade de rondas noturnas de inspeção para fiscalização de pontos apagados para resolver o problema da escuridão.

Quando há lâmpada queimada é a população que pede substituição, através do “Disk lâmpada”, mas esse processo não tem sido eficiente, devido à demora da realização do serviço. Como a prefeitura tem recurso em caixa e exclusivo para atender a iluminação pública, Marçal também tem cobrado um planejamento de melhorias no setor.

“Fico satisfeito pela sensibilidade da Prefeitura em atender a nossa sugestão e optar pela implantação de LED”, disse o vereador. A estimativa é que essas quatro mil novas lâmpadas vão gerar, em média, economia de 50% de energia.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.