Ao longo dos três dias de realização do evento, em Maracaju (MS), os participantes terão oportunidade de conferir ‘in loco’ inúmeras tecnologias voltadas para o agronegócio da região

A tecnologia de Realidade Aumentada permite a união do mundo virtual com o real – Foto: Lebna Landgraff

A Embrapa estará presente no Showtec, que acontecerá de 22 a 24 de janeiro de 2020, em Maracaju. Nessa edição produtores, empreendedores rurais, agentes da assistência técnica, acadêmicos, entre outros participantes, poderão conhecer resultados de pesquisas desenvolvidas pela instituição.

O estande da Embrapa, no Showtec, vai contar com cinco ambientes diferentes e simultâneos, com atividades preparadas para proporcionar interação e despertar o interesse dos participantes pelas soluções científicas voltadas para o agro. Espera-se que o público possa conhecer detalhes de diversas tecnologias que podem ser utilizadas nessa região do país.

O espaço Realidade Aumentada ILPF, proporcionará aos participantes vivenciar por meio do uso de óculos de realidade virtual, em túnel de simulação de ambiente, uma experiência inédita de imersão no mundo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Para isso, os visitantes passarão por um percurso em que será possível visualizar desde a correção do solo para o plantio agrícola até a entrada do gado em uma pastagem reformada, ou ainda, o plantio de árvores num sistema com o componente arbóreo. A tecnologia de Realidade Aumentada permite a união do mundo virtual com o real.

Outro espaço, denominado “Clínica Tecnológica”, serão realizados atendimentos técnico/institucional, possibilitando esclarecimentos relacionados a 11 tecnologias diferentes. Nesse ambiente, pesquisadores e analistas da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS) estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e dar orientações necessárias às demandas dos produtores.

Já, no espaço intitulado “Campo”, os participantes poderão conhecer oito Unidades Demonstrativas, sobre os seguintes temas: cultivares de forrageiras para pecuária de corte e leiteira; capins elefantes para produção de Leite: BRS Kurumi e BRS Capiaçu; consórcio de guandu com forrageiras; consórcio de crotalária com forrageiras; posicionamento de cultivares BRS de Soja; tecnologia “Shield” – resistência genética à ferrugem-asiática da soja; tecnologia “Block” – resistência genética ao complexo de percevejos da soja; redução de custo para o manejo do percevejo na soja – tecnologia “Block” + controle biológico.

No espaço “Agricultura Movida à Ciência”, que acontece em ambiente aberto, serão realizadas breve apresentações, conforme cronograma abaixo:
4ª feira (22/01/2020) – das 15h às 16h – Sanidade Animal: Calendário Sanitário (Vanessa Felipe de Souza – Embrapa Gado de Corte)

5ª feira (23/01/2020) – das 9h às 10h – “Previsão de Geada para o Milho Safrinha 2020” (Danilton Flumignan – Embrapa Agropecuária Oeste)

5ª feira (23/01/2020) – das 15h às 16h – “Apresentação de Conteúdo Interativo”
6ª feira (24/01/2020) – das 9h às 10h – Capim Elefante: BRS Kurumi (pastejo) e BRS Capiaçu (silagem) (José Alexandre Agiova da Costa – Embrapa Gado de Corte)

6ª feira (24/01/2020) – das 15h às 16h – “Apresentação de Conteúdo Interativo”

No espaço “Mini-auditório Embrapa”, em ambiente climatizado, serão realizados palestras e reuniões técnicas, conforme cronograma abaixo:

4ª feira (22/01/2020) – das 14h às 15h – “Manejo Integrado de Pragas e Doenças – Resistência genética ao complexo de percevejos e à ferrugem-asiática da soja” (Harley Nonato de Oliveira, Rodrigo Arroyo Garcia e Alexandre Dinnys Roese – Embrapa Agropecuária Oeste)

5ª feira (23/01/2020) – das 14h às 15h – Evento com público convidado. “Reunião técnica sobre bioanálise do solo” (Ieda Mendes – Embrapa Cerrados, Júlio Salton – Embrapa Agropecuária Oeste e Michely Tomazi – Embrapa Agropecuária Oeste).

6ª feira (24/01/2020) – das 10h às 11h – “Manejo de Carrapatos em Bovinos” (Renato Andreotti – Embrapa Gado de Corte)

6ª feira (24/01/2020) – das 13h30 às 15h30 – “Reunião: Formação da Central das Cooperativas de Agricultores Familiares de MS.”

Lançamentos – Durante o evento, também acontece o lançamento de três novas cultivares de soja desenvolvidas pela Embrapa Soja (Londrina/PR), em parceria com a Fundação Meridional. As cultivares BRS 391, BRS 467RR e BRS 544RR estarão sendo apresentados a campo durante os três dias do evento.

Realização – O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS, Sistema Fiems/Senai e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Fundems, Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundação Agrisus e Sanesul.

Orteco