Secretaria de Saúde de Caarapó emite alerta e convoca grupos prioritários para vacinação contra gripe

Integrante de grupo prioritário recebe a dose da vacina contra Influenza em unidade de saúde de Caarapó – Foto: Divulgação/SMS

A Secretaria de Saúde de Caarapó acaba de anunciar os indicadores relativos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município. Os números se referem a crianças entre 19 dias e dois anos de idade.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Imunização, somente neste ano foram notificados 16 casos de SRAG no público infantil até dois anos, sendo um rinovírus, 11 vírus sincicial respiratório, um aguardando resultado e três não detectáveis.

O rinovírus é o principal vírus causador do resfriado comum, que é uma infecção viral de pequeno porte que envolve sintomas respiratórios superiores, como rinorreia, tosse e dor de garganta. Ele costuma circular principalmente durante o outono e a primavera. As infecções por rinovírus são disseminadas eficientemente por meio do contato direto entre pessoas, embora a expansão também possa ocorrer por tosse, espirro, respiração ou fala, segundo explica a pesquisadora Ana Paula Duarte, da PUCRS.

O vírus sincicial respiratório, por sua vez, é um vírus que afeta principalmente bebês com menos de 6 meses e crianças e causa infecção respiratória, levando ao aparecimento de alguns sintomas como nariz escorrendo ou entupido, tosse, febre ou dificuldade para respirar. Além disso, podem surgir sintomas de bronquiolite, como chiado ao respirar ou dedos e lábios arroxeados, uma vez que o vírus tem a capacidade de atingir rapidamente os pulmões, principalmente quando o sistema imunológico ainda não está totalmente amadurecido e/ou quando a criança possui alguma doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita.

Francisco Júnior, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, alerta que, diante desse quadro, é importante que, se a criança estiver com qualquer sinal de infecção respiratória, ela não deve ser enviada para a escola ou creche, evitando-se, assim, a disseminação dos vírus respiratórios entre as crianças.

“Além disso, é necessário que as crianças sejam vacinadas o quanto antes contra a Influenza, que protege contra três cepas importantes de vírus de influenza A e B que podem acometer crianças e adultos e levar a internações. O ideal é que as crianças sejam imunizadas antes que cheguem as frentes frias, período em que aumenta ainda mais o número de infecções respiratórias”, recomenda Francisco Júnior.

Vacinação geral contra gripe

Está ocorrendo de forma intensa, na cidade de Caarapó, distritos de Nova América e Cristalina e aldeia indígena, a vacinação geral contra gripe (Influenza). As doses da vacina estão sendo disponibilizadas nas unidades de saúde de todo o município e no PAM. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira. Nas unidades de saúde, o horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. No PAM, a sala de vacina funciona ininterruptamente das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

As doses da vacina estão disponíveis para os integrantes dos chamados grupos prioritários, assim compreendidos: idosos com idade a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças com idade entre seis meses e seis anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviários – passageiros urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacinação contra a Influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

A Influenza e a Covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas dos grupos de risco. Assim, recomenda-se aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a Influenza para atualização da situação vacinal para Covid-19 nos grupos elegíveis.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.