Hoje (24) é o Dia Mundial de Combate a Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil. Essa doença infectocontagiosa aguda é causada por um vírus, denominado Poliovírus, que vive no intestino e que, embora possa ocorrer com maior frequência em crianças menores de 5 anos, também pode atingir pessoas adultas, causando paralisia total e até mesmo levando ao óbito.

A transmissão do vírus da poliomielite se dá através da boca, com material contaminado com fezes (contato fecal-oral), o que é crítico quando as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças mais novas, que ainda não adquiriram completamente hábitos de higiene, correm maior risco de contrair a doença. O Poliovírus também pode ser disseminado por contaminação da água e de alimentos por fezes. A doença também pode ser transmitida pela forma oral-oral, através de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.

O esforço do Rotary pela erradicação da poliomielite no mundo

No ano de 1985 o Rotary International lançou o programa Pólio Plus, com o objetivo determinante de erradicar em um futuro próximo a doença no mundo. Com a ajuda de parceiros importantes, como a Fundação Bill e Melina Gates, o Rotary já contribuiu com mais de 1,5 bilhões de dólares, e incontáveis horas de trabalho voluntário, para proteger mais de 2,5 bilhões de crianças em todo o mundo. A redução foi drástica, em torno de 99%, de 350.000 casos da doença no mundo em 1985, para alguns poucos casos isolados registrados nos últimos tempos, concentrados na Nigéria, Afeganistão e Paquistão.

O Brasil está livre da doença há mais de 25 anos, mas o trabalho de prevenção deve ser continuo enquanto exista algum caso sendo registrado em qualquer região do planeta.

É um esforço que une rotarianos do mundo todo, sejam através das doações ofertadas, ou dos projetos desenvolvidos e do trabalho de conscientização em cada local onde exista um Rotary Club.

Desde o lançamento da campanha, em 1985, o Rotary cumpriu papel preponderante na redução dos casos de poliomielite no planeta, e estamos muito perto de comemorarmos a erradicação total da doença.

Evento ao vivo Rotary Guaicurus e Boa Nova FM

Na tarde desta terça-feira, 24 de Outubro, o Rotary Club de Dourados Guaicurus em parceria com a Rádio Boa Nova FM estará fazendo uma transmissão especial, ao vivo, para falar sobre a doença e a importância do trabalho de prevenção.

Participarão desse programa especialista, autoridades municipais e estaduais, além de participação especial do Governador do Distrito 4470 do Rotary International, Vlademir Marangoni Filho, via telefone.

O programa poderá ser acompanhado pela internet, site www.boanova87.fm.br , ou por aplicativo que pode ser baixado no celular ou smartphone, disponível no sita da emissora.