Prefeita Délia visita paratletas que conquistaram 21 medalhas nas Paralimpiadas Escolares Brasileira

Prefeita Délia Razuk foi recepcionada pelos paratletas nesta tarde de segunda-feira na sede do projeto Dourados Paralimpico - Foto: Waldemar Gonçalves - Russo
Prefeita Délia Razuk foi recepcionada pelos paratletas nesta tarde de segunda-feira na sede do projeto Dourados Paralimpico – Foto: Waldemar Gonçalves – Russo

Os 20 paratletas douradenses que integraram a seleção sul-mato-grossense em São Paulo para disputar a Paralimpiadas Escolares Brasileira, que foi realizada de 20 a 25 último e conquistaram 21 medalhas, sendo 13 de ouros, 07 de pratas e 01 de bronze, juntamente com seus professores e técnicos, mães e avós, receberam nesta tarde de segunda-feira, a visita da prefeita Délia Razuk (PR) e sua equipe de trabalho.

A prefeita, que na oportunidade também estava acompanhada do diretor/presidente da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados), Jânio César Amaro, e por sua equipe de trabalho, foi recepcionada pelos paratletas que treinam diariamente de segunda a sexta-feira na sede do Projeto Dourados Paralimpico, que funciona em anexo ao estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”.

O encontro entre a prefeita Délia Razuk e os paratletas douradenses sob o comando do profissional em educação física e técnico, Antônio Pietramale, o “Toninho Pietramale”, foi marcado com muita emoção no momento em que eles apresentaram a ela as medalhas e o troféu que conquistaram nas Paralimpiadas Escolares Brasileiras. “Vocês estão de parabéns pelos grandes resultados conquistados nesta competição, que é uma das maiores do mundo. Isso demonstra que o Mato Grosso do Sul contando com vocês douradenses está no caminho certo no investimento de esportes paralimpicos. Esse ano foi de muitas conquistas e se Deus quiser e ele vai querer, ano que vem terão mais belíssimas conquistas como estas que vocês conquistaram em São Paulo. Vocês com suas dedicações, assim como os professores que estão à frente deste projeto Dourados Paralimpico estão de parabéns pelas grandes conquistas nas Paralimpiadas Escolares Brasileira”, disse Délia Razuk aos jovens paratletas que marcaram presença no evento na Capital paulista.

Maior evento do mundo

Maior evento paralimpico escolar do mundo, o evento contou com 944 paratletas de 12 a 17 anos de 27 estados mais o Distrito Federal. A delegação de Mato Grosso do Sul embarcou para São Paulo com 96 pessoas, com os paratletas disputando sete modalidades, e os douradenses que fazem parte do projeto Dourados Paralimpico compareceram no evento sob comando de quatro técnicos e três estafes.

Os paratletas douradenses competiram nas modalidades de atletismos, bocha, basquetebol 3X3 em cadeira de rodas, pelotas, arremesso de peso, disco e judô e ao termino das competições a delegação sul-mato-grossense ficou em quarto lugar no geral após conquistar 34 medalhas de ouros. “Estamos encerrando o nosso primeiro ano de comando na FUNED e graças a Deus e com muito empenho de nossa equipe conseguimos cumprir o calendário que havíamos elaborados, em especial o avanço e as grandes conquistas obtidas pelo projeto Dourados Paralimpicos. Ano que vem se Deus quiser teremos novas conquistas como estas que foram obtidas nas Paralimpiadas Escolares Brasileira”, disse Jânio César Amaro.

Quem são os medalhistas

Sob o comando de Antônio Pietramale, o “Toninho Pietramale”, coordenador do projeto Dourados Paralimpico e responsável pela delegação douradense, o judoca Igor Miranda, deficiente visual classe B3 e aluno da escola Tancredo Neves, conquistou dois ouros, sendo um até 63 quilos e na categoria peso absoluto, enquanto Ana Vitória, classe Bc 3, que é aluna da escola Abigail Borralho, conquistou o ouro no bocha.

No atletismo, a aluna da escola Efantina Quadros, Dayane Arevalo Benites, deficiente visual e físico, classe F37, conquistou três medalhas de ouros, sendo uma no lançamento de dardo, outra no arremesso de peso e a terceira na corrida de 100 metros rasos.

A paratleta Joelma Lacerola, deficiente visual classe T13, e aluna da escola Floriana Lopes, conquistou o ouro na prova dos 1.500 metros e pratas nas de 400 e 100 metros.

Quem também subiu ao pódio com a conquista de três ouros foi a aluna da escola Maria da Glória e deficiente física classe F52 nas provas de arremesso de peso, lançamento de pelota e na corrida dos 100 metros.

Bryan Lucas Félix Bosco, aluno da escola Lóíde Bonfim, deficiente físico classe T35, conquistou o ouro nas provas dos 1.500 e 400 metros e prata na dos 100 metros.

João Vítor Alves, deficiente físico classe T35 da escola Maria Conceição Angélica, conquistou o ouro nas provas dos 200 metros e no lançamento de pelota, enquanto João Vítor Correia Martins, deficiente físico classe T37, aluno da escola Lóíde Bonfim, conquistou a prata no lançamento de disco e na de peso.

Edson Fernandes da Silva, deficiente intelectual classe F20, e aluno da escola José Pereira Lins, foi prata no arremesso de peso, assim como Graziela Ferreira dos Santos, da escola Neil Fioravanti (CAIC) conquistou a prata no salto em distância e bronze no arremesso de peso.

Já no basquetebol 3 X 3 o Mato Grosso do Sul ficou em quinto lugar, todavia vale ressaltar que a equipe foi iniciada no projeto há três meses.

O projeto Dourados Paralimpico é realizado pela Prefeitura Municipal por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados), atualmente comandada pelo diretor/presidente Jânio César Amaro, em parcerias com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e Governo do Estado através da FUNDESPORTE (Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul) e SED (Secretaria Estadual de Educação).

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.