Inflação 2020: confira um balanço completo

Veja agora um balanço completo e detalhado sobre a inflação em 2020 e os seus principais impactos na vida dos brasileiros.

A inflação impacta diretamente a vida das pessoas – Divulgação

Primeiramente, se você acha que assuntos como previdência regressiva, inflação e índice Ibovespa só interessa para economistas, está redondamente enganado(a).

Estes temas são muito importantes para todos nós, desde aposentados até os autônomos. Pensando nisso, resolvemos fazer um balanço completo sobre a inflação de 2020 e suas repercussões no mercado financeiro.

Desse modo, você verá no artigo de hoje como a pandemia do novo coronavírus ocasionou a alta da inflação e elevou os preços de itens básicos como combustível, energia e alimentação.

Além disso, com o isolamento social houve desemprego, queda de renda e menores salários (com contratos de trabalho suspensos).

Entenda mais sobre o conceito de inflação e as perspectivas desse índice para o próximo ano. Confira tudo sobre o assunto agora e boa leitura!

Como a inflação é calculada?

De antemão, vamos entender o que significa inflação. A inflação significa o aumento dos preços de determinados serviços e/ou produtos em um dado período.

Entretanto, quando ocorre a queda de preços de um conjunto de produtos ou serviços, o termo que designa a queda é a deflação.

Para entender como a inflação é calculada, é bastante simples. O que “regula” a inflação é a lei de oferta e procura (possibilidade de compra das pessoas).

Ou seja, quanto mais as pessoas podem (querem) gastar, maior é a procura por determinados itens e a tendência é que os preços subam.

Isso aconteceu diversas vezes em 2020. Como exemplos, podemos citar alguns alimentos em tempos de seca ou com itens de limpeza (álcool em gel e luvas no início da pandemia).

Quais os impactos da inflação na vida dos brasileiros?

Conforme você pode ver acima, a inflação impacta diretamente a vida das pessoas. Ou seja, ela interfere fortemente na relação de consumo das famílias.

Nesse sentido, as pessoas mais pobres e com menores salários são as que mais sentem a inflação em suas vidas. Posteriormente, iremos expor 4 impactos diretos da inflação na vida dos brasileiros.

Devido a crise mundial ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, a estimativa de economistas e do próprio Banco Central é de que:

  • A inflação chegue ao índice de 3,20% (o que é ruim, pois inicialmente esperava que o ano de 2020 tivesse um índice bem menor, com menos de 2,5%);
  • Já o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter queda de quase 5%.

Para entender melhor sobre isso na sua rotina, confira e veja se a inflação 2020 impactou o seu dia-a-dia de alguma forma:

1.   Queda do poder de compra

Todas as pessoas sentem em maior ou menor grau a inflação nas suas vidas. Contudo, você deve ter notado pelo que falamos anteriormente que são as pessoas mais pobres que sentem o maior impacto das altas dos preços.

Nesse sentido, quanto maior a inflação, menor é o poder de compra das pessoas. Em síntese, isso significa que as classes mais pobres tendem a apenas ter o dinheiro “para passar o mês”.

Desse modo, gastos menos essenciais como passeios, roupas e lazer acabam sendo deixados de lados e só se gasta mesmo com as contas e alimentação.

2.   As economias foram “saqueadas”

Com o aumento da inflação, muitas reservas de emergência ou mesmo a poupança das férias foram desfeitas.

Afinal, em 2020 a pandemia ocasionou muito desemprego e a alta da inflação mexeu muito com os preços de itens básicos como óleo de cozinha, feijão, arroz e produtos de limpeza.

Assim, diversas pessoas pegaram o que tinham guardado e complementaram para as compras da família. Pois ninguém pode ficar sem se alimentar ou colocar gasolina no carro, não é mesmo?

3.   Aumento de preço expressivo dos produtos

Sob o mesmo ponto de vista, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu e com ele a inflação. Conforme dissemos anteriormente, isso elevou muito os preços de diversos itens básicos nacionais como:

  • Gasolina;
  • Alimentação em geral (aumento especial de arroz, óleo e carnes).

4.   Investidores receosos

Outro impacto que resultou no aumento da inflação, foi o receio de investidores no mercado nacional. Afinal, os empresários não colocam dinheiro em ações de empresas que podem decrescer, não é mesmo?

Além disso, indústrias e grandes conglomerados de empresas tendem a produzir menos (e até demitir funcionários) em tempos de alta inflação. Isso porque não compensa produzir muito se a população consumirá pouquíssimo.

Estimativas: como será a inflação em 2021?

Segundo o Banco Central, alguns sinais mostram que a inflação continuará alta ainda em 2021. Veja abaixo 3 indícios que mostram isso ao mercado e aos especialistas:

1.   Pandemia sem data para acabar

Sem uma data prévia para o lançamento da vacina contra o novo coronavírus, o mercado nacional (e mundial) se vê muito incerto. Assim, a tendência é que esse cenário se mantenha até o lançamento da vacina.

2.   Desvalorização do real

A inflação de 2020 terá repercussões em 2021 e a desvalorização da nossa moeda manterá alta a inflação.

3.   Endividamento do governo

Devido aos gastos públicos com pessoal, auxílio emergencial e outras despesas, o governo sairá de 2020 com um déficit em torno de 830 bilhões de reais.

Em síntese, são muitos os impactos da alta da inflação no dia-a-dia do brasileiro e, infelizmente, os mais pobres são os mais penalizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.