Humap chega a marca de 102 projetos de pesquisa aprovados que serão executados no hospital

Via GEP, as propostas de estudos são inseridas no sistema Rede Pesquisa da Ebserh e passam por diversas etapas até receberam o aval de aplicabilidade

O sistema Rede Pesquisa é uma ferramenta de gestão dos estudos desenvolvidos no âmbito dos Hospitais Universitários Federais (HUF), que compõem a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O sistema automatiza o processo de cadastramento de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Rede Ebserh, gerando uma base de dados para a construção de panoramas e indicadores estratégicos para a gestão das pesquisas na Rede.

Dentre os principais objetivos do Rede Pesquisa estão:

  • Instituir fluxo de solicitação, de aprovação e acompanhamento dos projetos de pesquisa na Rede Ebserh;
  • Proporcionar maior produtividade e celeridade na coleta e análise dos dados das pesquisas em desenvolvimento na Rede Ebserh;
  • Promover maior segurança e disponibilidade dos dados;
  • Atualização e acesso às informações com confiabilidade;
  • Sistematizar a coleta e o armazenamento dos dados estratégicos;
  • Acompanhar a produção científica no âmbito da Rede Ebserh.

O sistema permite que o pesquisador realize a solicitação e o acompanhamento do processo on-line.

Por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), da Rede Ebserh, no mês de outubro de 2023 o hospital contabilizou 102 projetos de pesquisa aprovados a serem executado no local, somam-se projetos acadêmicos de graduação e pós-graduação clínicos e de desenvolvimento institucional.

A Ebserh, por meio da portaria SEI Nº 11, de 26 de fevereiro de 2021, instituiu o Rede Pesquisa como sistema oficial de gestão de pesquisadores e projetos de pesquisa no âmbito da Rede Ebserh. Deste modo, todos os estudos a serem realizados na esfera do Humap-UFMS devem ser registrados no sistema.

Neste ano de 2023, o hospital obteve o maior número de registros dos projetos científicos do nosso corpo de residentes.

O SGPITS disponibiliza orientações sobre registro de projetos e os estudos aprovados. Acesse AQUI.

“O registro dos projetos evidencia o engajamento de preceptores, supervisores e tutores dos programas de residência, bem como docentes e pesquisadores com a consolidação do ensino, pesquisa, extensão e inovação na instituição. É a primeira vez na história que ultrapassamos uma centena de projetos aprovados: 102 até outubro. A Gerencia de Ensino e Pesquisa comemora esse marco, parabeniza e agradece a todos os envolvidos na construção de um olhar sustentável, inovador e científico no Humap-UFMS/Ebserh”, celebra Oleci Pereira Frota, Gerente de Ensino e Pesquisa.

Rede Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.