Alan Guedes requer melhor divulgação e medidas de reforço para a coleta seletiva

“O poder público precisa fomentar a prática da separação dos resíduos”, disse o vereador – Foto: Thiago Morais

O vereador Alan Guedes (DEM) requereu junto a administração municipal  e secretarias competentes, para que sejam tomadas medidas de reforço assim como melhorar a divulgação para a população de Dourados sobre a coleta seletiva e seus benefícios para o meio ambiente e a vida na cidade. Segundo o vereador, a coleta na cidade ainda é incipiente, além de pouco divulgada, e assim os moradores dispõem de pouca orientação da forma adequada de separação e descarte desse material para a coleta.

“Hoje a coleta seletiva em Dourados encontra-se incipiente em muitos locais e mal divulgada. Os cidadãos sabem muito pouco sobre o serviço, por isso a solicitação para que seja realizado um trabalho de orientação e também de reforço sobre quando os resíduos que podem ser reciclados devem ser separados e recolhidos”, explicou Alan.

O vereador disse ainda que melhorar a coleta seletiva auxilia na extensão da vida útil do aterro sanitário, para onde são destinados os resíduos coletados em Dourados.

“A expansão da coleta seletiva serve a vários propósitos, movimenta a economia, aumenta a vida útil do aterro sanitário, além de ser uma prática ambientalmente responsável. O poder público precisa fomentar a prática da separação dos resíduos, buscando intensificar o disposto no Plano Nacional dos resíduos sólidos”, completou Alan.

Coleta seletiva

Ela é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição, sendo eles resíduos recicláveis secos, rejeitos e resíduos orgânicos.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.