Residentes dos Programas ofertados pelo HU-UFGD participam de Journal Club integrado 

Primeiro encontro foi realizado nesta segunda-feira (4), reunindo todas as Residências Médicas, Residência em Enfermagem Obstétrica e Residência Multiprofissional 

Residentes dos quatro Programas de Residência Médica, Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica e Residência Multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) participaram ontem do primeiro encontro integrado do Journal Club (ou Clube de Revistas) de 2022, realizado com o apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do hospital.

O primeiro encontro de 2022 foi conduzido pelo professor Hermeto Paschoalick, superintendente do HU-UFGD, que apresentou a proposta e a metodologia a ser desenvolvida no Journal Club.

Journal Club é uma estratégia de ensino e aprendizagem desenvolvida no formato de grupo de discussão, em que os encontros servem para discutir artigos científicos selecionados em periódicos. Os encontros acontecem semanalmente, às segundas-feiras, no Auditório do HU-UFGD, a partir das 16h. O próximo encontro será conduzido pelos residentes de Clínica Médica.

A atividade tem caráter obrigatório para todos os níveis das Residências Médicas e para o nível 2 (R2) das Residências Uni e Multiprofissional. Porém, pelo caráter educacional e pela importância da ferramenta, os encontros de Journal Club são abertos a toda a comunidade acadêmica.

Ebserh 

O HU-UFGD é um hospital de ensino. Desde setembro de 2013, está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.