Especialização em Ecocardiografia tem início no Humap

A aula marca a primeira subespecialidade em cardiologia ensinada em Mato Grosso do Sul – Divulgação

No último dia 07, foi uma data especial para a história do ensino do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Rede Ebserh, foi dado início à Especialização em Ecocardiografia do hospital. A ecocardiografia passa a ser a primeira subespecialidade dentro da cardiologia ensinada no Mato Grosso do Sul.  O ecocardiograma é o principal exame de imagem diagnóstico das cardiopatias estruturais, trazendo informações imprescindíveis para o adequado tratamento e seguimento dos pacientes com problemas cardíacos. O exame é presente na prática dos consultórios, ambulatórios, centros de terapia intensiva e centros cirúrgicos.

“Muitos cardiologistas formados em nosso estado tinham de mudar para outros estados, a fim de realizarem a subespecialidade. Poucos são os centros formadores e essa era uma grande deficiência a ser suprida. Agora será possível prover especialistas competentes na área de diagnóstico por imagem, elevando a qualidade dos tratamentos em cardiologia para os nossos pacientes”, explica o Dr Gabriel Doreto Rodrigues, cardiologista e ecocardiografista da instituição e supervisor da especialização.

O curso consta de dois anos de ensino teórico-prático. Neste primeiro ano, o programa contará com um único aluno, o cardiologista Dr Gabriel Barbosa Sonchini, e a expectativa é que sejam viabilizadas mais vagas para o próximo ano. Para o ensino, existe uma rede formada por especialistas titulados na área.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.