Empresas brasileiras adotam novas tecnologias para enfrentar a pandemia

A crise global causada pela Covid-19 pegou o mundo de surpresa e causou um grande impacto na economia mundial. No Brasil isso não foi diferente, mas diversas empresas vêm encontrando formas de progredir.

Fonte: Pixabay

Um cenário inesperado

A paralisação dos mercados globais foi um acontecimento inesperado que afetou fortemente a economia, algo que, no Brasil, ficou evidente com o recente anúncio da queda de 4,1% do PIB do país em 2020, como comentado em matéria publicada no site https://economia.uol.com.br/noticias/.

Segundo informações do IBGE, essa queda no Produto Interno Bruto foi a pior dos últimos 24 anos e interrompeu o crescimento que havia sido alcançado entre 2017 e 2019. No entanto, apesar do cenário negativo, diversas empresas do país têm encontrado grande suporte nas plataformas digitais para avançar e se adaptar a este desafiador período.

Adoção de novas ferramentas para lidar com a incerteza

Esse período de grandes mudanças traz diversas oportunidades para que empresas e seus clientes adotem novos hábitos e se mantenham informados diante das incertezas. Um exemplo disso é a popularidade crescente de plataformas de negociação. Portais como o da Infinox, que pode ser acessado por meio do endereço https://www.infinox.com/pt, oferecem várias ferramentas educacionais relativas aos mercados financeiros globais. Uma delas é a IX Social, por meio da qual é possível aprender com as estratégias de outros negociadores e ter acesso tanto a guias de utilização das plataformas de trading mais populares quanto às notícias mais relevantes do mundo dos negócios. Tudo isso acaba servindo como ponto de apoio para os proprietários de negócios se manterem atualizados sobre questões como a volatilidade dos mercados, algo que pode afetar seus empreendimentos.

Da mesma forma, calculadoras financeiras como a oferecida pelo site https://valorinveste.globo.com/ferramentas, da plataforma Valor Investe, servem como uma ferramenta que ajuda a ter clareza sobre os objetivos relacionados a poupança e investimento, considerando fatores que muitas vezes não são levados em consideração, como a inflação. Finalmente, é muito importante destacar a importância da transformação digital nos negócios, pois conforme compartilhado pelo diretor-geral do Facebook no Brasil, Conrado Leister, em entrevista disponível em https://www.meioemensagem.com.br/home, essa transformação agora se tornou essencial para qualquer empresa. Desde o início da pandemia, 28% das pessoas no país estão fazendo mais compras online, as chamadas de voz e vídeo no WhatsApp e no Messenger dobraram de número e cada vez mais empresas estão adotando formas criativas de se aproximar de seus clientes através de mídias digitais e redes sociais.

As empresas se adaptam às mudanças para progredir

Além do cenário difícil que as pequenas e médias empresas enfrentam, a adaptação ao novo cenário do mercado digital é um ponto-chave para seu avanço. Como divulgou o jornal Estadão em https://economia.estadao.com.br/noticias, o uso da tecnologia e o trabalho remoto tornaram-se dois dos principais pilares que mantêm as empresas brasileiras em funcionamento. Ações como realizar um investimento inicial para fornecer a infraestrutura necessária aos colaboradores (notebook e internet, por exemplo) facilitaram a conversão de negócios tradicionais, originalmente focados no plano offline, em negócios híbridos ou totalmente digitais.

Por exemplo, as academias encontraram nas redes sociais plataformas para transmitir suas aulas de ginástica ao vivo, as escolas compartilham a educação através de salas de aula virtuais e as empresas do setor de restaurantes se conectam com seus clientes por meios digitais e fazem entregas através de serviços de delivery. Desta forma, a experiência online se tornou uma grande aliada dos negócios, ajudando empreendedores a passar por essa fase com um pouco mais de suavidade.

Fonte: Unsplash

Após um ano complexo em termos econômicos e sociais e uma queda acentuada do PIB, espera-se uma recuperação da economia global em 2021 graças às medidas de impulso financeiro tomadas por várias nações e líderes ao redor do mundo. Diante de um período de volatilidade e incertezas, o acesso à informação, à educação e à tecnologia tornaram-se as principais ferramentas para a obtenção do sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.