Coronavírus: Preocupado, Governo de MS cria Centro de Operações para ações de prevenção

O grupo será formado por representantes da Secretaria de Estado de Saúde que atuam em situações de emergência em saúde

Estado ainda não registrou nenhum caso suspeito do coronavírus, cujo epicentro está na China – Foto: EPA

O governo de Mato Grosso do Sul criou o Centro de Operações de Emergência Referente ao Novo Coranavírus (nCov). O decreto que cria o grupo para estudos de ações de prevenção e combate à doença foi publicado na edição de sexta-feira (31) do Diário Oficial do Estado.

O grupo será formado por representantes da Secretaria de Estado de Saúde que atuam em situações de emergência em saúde. O objetivo é “auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas”.

Entre as atribuições do Centro de Operações, estão: coordenar ações junto a outros comitês emergenciais sobre o novo coronavírus, elaborar as Notas Técnicas e Informativas, apoiar os municípios com acompanhamento e avaliação de cada situação, manter atualizado cadastro de pessoal e material para convocação e uso em caso de necessidade, distribuir e controlar remédios e outros materiais.

Números

Mato Grosso do Sul ainda não registrou nenhum caso suspeito do coronavírus, cujo epicentro está na China. Até esta sexta-feira (31), a doença já havia matado 213 pessoas na China e infectado 9.720 – taxa estimada de letalidade de 2,19%, segundo autoridades chinesas. Isso significa que, a cada 100 pessoas doentes, 2 morrem. Os dados são estimados porque o número total de infecções ainda é desconhecido.

Nesta quinta-feira (30), a OMS declarou emergência de saúde pública internacional para o coronavírus – não pelo que ocorre na China, mas pelo avanço da doença em outros países. Até a manhã desta sexta, há registros da doença em 20 países, além da China. Todas as mortes, no entanto, ocorreram em território chinês.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.