Comitê de Saúde Indígena do HU-UFGD promove simpósio

Com o tema, Ensino em Saúde e a Saúde Indígena no Brasil e no Mato Grosso do Sul, o evento objetivou discutir a implementação curricular da disciplina nos cursos da UFGD na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Simpósio aconteceu no Auditório do HU-UFGD – Divulgação

Na última sexta-feira (17/04/2024) aconteceu no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados( HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh,  o simpósio “Ensino em Saúde e a Saúde Indígena no Brasil e no Mato Grosso do Sul” promovido pelo Comitê de Saúde Indígena, coordenado pela enfermeira especialista em Saúde Indígena Luciana Comunian com apoio de Jakeline Cavalcante Barbosa Flores, chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão.

O Simpósio teve por objetivo discutir a implementação curricular da disciplina nos cursos da UFGD na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), os desafios desse processo e de uma ementa socialmente referenciada para a luta dos povos indígenas por seus direitos.

Para as discussões, o Comitê convidou a médica Sandra Pankararu da etnia Pankararu de Pernambuco, que estava de passagem pela cidade de Dourados, a professora doutora em nutrição Verônica Gronau Luz da UFGD, o nutricionista Caio Gustavo Simonell, colaborador de Base do Polo Base de Dourados do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul, o enfermeiro residente dar esidência em Saúde Indígena,  Francisco Marcos Silva do Vale, com intermediação do acadêmico de medicina Tainan Fabbri Scaldo.

A abertura do evento foi realizada pela MC Anarandá da etnia guarani kaiowá com apresentação cultural, com música que versava sobre violência obstétrica.

Estavam presentes na ocasião representantes dos setores do hospital, representantes de instituições externas, representantes de movimentos sociais, acadêmicos e residentes das áreas multiprofissional e uniprofissional.

O evento/discussões podem ser conferidos pelo canal do YouTube do HU-UFGD pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=pefbtUbDwBA

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.