Com obras na reta final, novo CMEI de Caarapó vai abrir 160 vagas

Vista frontal do novo CMEI em construção na região da Comunidade São Jorge, em Caarapó – Divulgação

Está em fase de conclusão a construção do Centro Municipal de Educação Infantil da região da Comunidade São Jorge, em Caarapó. As obras estão na fase de acabamento.

A unidade escolar, que deverá ser inaugurada no início do ano que vem, vai oferecer 160 novas vagas de creche e pré-escola, destinadas à região da Comunidade São Jorge, Shalom e adjacências, reduzindo a fila de espera existente.

A obra está sendo realizada através de parceria entre o governo federal e a prefeitura de Caarapó. Dados da Secretaria Municipal de Administração e Finanças revelam que, desde 2019, a atual administração já investiu aproximadamente R$ 400 mil de recursos próprios para acelerar as obras da unidade escolar.

De acordo com o último levantamento da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec), 347 crianças entre quatro meses e três anos aguardam abertura de vagas em regime de creche. Com a ativação do novo CMEI em 2021, esse número será reduzido significativamente. Para atender a demanda restante e a que surge naturalmente com o nascimento de crianças – a administração municipal projeta a construção de nova unidade de Educação Infantil em outra região da cidade.

No Brasil, a educação infantil é responsabilidade dos municípios, que recebem apoio dos estados e do governo federal para que possam oferecer uma formação inicial de qualidade às crianças de 0 a 5 anos de idade. Segundo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC), a educação infantil se caracteriza pela primeira etapa do ciclo básico, oferecida em creches e pré-escolas em jornadas integrais (mínimo de 7 horas por dia) ou parciais (mínimo de 4 horas por dia).

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todas as crianças têm direito à educação gratuita que as prepare para o exercício da cidadania, a permanecerem na escola e a serem respeitadas pelos educadores. Brincar, ter contato com a natureza, ter alimentação sadia, desenvolver a curiosidade e ter acesso à higiene e à saúde são também garantias que as crianças têm nas instituições.

As creches devem ensinar às crianças princípios de respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, direitos e cidadania, além de motivarem a expressão e a criatividade.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.