Caarapó abre a 5ª edição da Semana de Prevenção às Drogas

Prefeito André Nezzi discursa na abertura da 5ª Semana Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas em Caarapó – Divulgação

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (22) na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Caarapó (Simted), foi realizada a abertura oficial da 5ª Semana Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas. As atividades são coordenadas pelo Conselho de denominação homônima, em parceria com o Ministério Público Estadual e secretarias municipais de Educação, Esporte e Cultura, de Saúde e de Assistência Social.

As atividades da 5ª Semana Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas – que hoje pela manhã (8h) foram direcionadas a crianças e adolescentes da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos – prosseguem até a próxima quinta-feira (25).  Ainda hoje, às 14h, também no Simted, as atividades serão direcionadas a um grupo de estudantes das escolas municipais Cândido Lemes dos Santos, Rui Barbosa e Professor Moacir Franco de Carvalho, além da Guarda Mirim. Às 19h, no mesmo local, o público alvo será outro grupo da Escola Professor Moacir Franco de Carvalho.

Amanhã, terça-feira (23), estarão concentrados, ainda no Simted, às 8h, estudantes das escolas municipais Professor Moacir Franco de Carvalho e Rui Barbosa.

Na quarta-feira (24), às 8h, as atividades da semana antidrogas serão levadas à quadra da Escola Municipal Indígena Loide Bonfim Andrade para alunos da EMI Ñandejara Pólo e às 13h30, no mesmo local, o público alvo será composto por outro grupo de estudantes da mesma escola.

Na quinta-feira (25), às 8h, alunos da Escola Yvy Poty receberão as atividades da semana antidrogas na quadra da Escola Loide Bonfim Andrade. No mesmo dia, os organizadores da semana de prevenção às drogas levarão palestra sobre o tema à Cooperativa Lar, na sede do município, às 7h, 9h, 14h30h, 15h30 e 22h.

A abertura da 5ª Semana Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas teve a presença do prefeito André Nezzi, do vice-presidente da Câmara, vereador Professor Pontinha, da promotora de Justiça Fernanda Rottili Dias, da secretária municipal de Educação de Caarapó, Ieda Maria Marran, do representante do comanda da Polícia Militar de Caarapó Sgt. Jeferson da Silva Pereira, do secretário de Saúde local, Vinício de Faria e Andrade, da secretária municipal de Assistência Social, Juliana Monteiro, e do presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Caarapó, José Emilson Silva Ortega.

Drogas

As drogas podem ser definidas como substâncias capazes de alterar o funcionamento de um ou mais sistemas do corpo humano. Várias substâncias podem ser classificadas como drogas proibidas, como a maconha, cocaína e o crack.

Conforme a legislação vigente, drogas ilícitas são aquelas que têm sua utilização e   comercialização proibidas. Drogas lícitas, por sua vez, são aquelas que podem ser comercializadas, como, por exemplo, as bebidas alcoólicas e o cigarro.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que o uso indevido de substâncias como o álcool, cigarro, maconha, crack e cocaína é um problema de saúde mundial que se relaciona aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos.

O Relatório Mundial sobre Drogas de 2021 evidenciou que cerca de 5,5% da população mundial usou drogas pelo menos uma vez no último ano e que, deste percentual, 13% apresentou algum transtorno associado ao seu uso. Outro agravante identificado foi o aumento significativo do consumo de álcool e tabaco entre os brasileiros e, no contexto urbano, o elevado índice de violência.

O objetivo da 5ª Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas é a intensificação da difusão de informações sobre os problemas decorrentes do uso de drogas, a divulgação dos pontos de atenção que trabalham ações de prevenção, acolhimento e tratamento na rede de cuidados de Caarapó.

“Desta forma, o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Caarapó entende que o  estímulo à prática regular de atividades físicas, incentivo às  atividades artísticas, culturais e sociais são estratégias potentes reconhecidas cientificamente para a manutenção da saúde e bem-estar e que quanto mais ampliadas e implementadas em nossa cidade causarão o impacto na redução do uso e abuso de drogas e suas nefastas consequências, abarcando esta complexa problemática com ações de prevenção desde a infância”, observa o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Caarapó, José Emilson Silva Ortega.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.