Aprosoja/MS apura impacto das baixas temperaturas em lavouras de milho

Segundo presidente da Aprosoja, “até o momento, é sabido que foram ocorrências pontuais e de baixa intensidade” – Assessoria

A chegada da frente fria colocou os produtores rurais em alerta, em Mato Grosso do Sul. A temperatura mínima de 2023 foi registrada na madruga desta sexta-feira (16), em Maracaju, região oeste do estado, onde os termômetros marcaram 2,9ºC, de acordo com informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC).

O presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, Andre Dobashi, destaca o monitoramento da equipe do Siga MS, nas lavouras de milho. “Ainda é cedo para falarmos em danos, porque a nossa equipe técnica está apurando as ocorrências do fenômeno nas lavouras de milho. Contudo, até o momento, é sabido que foram ocorrências pontuais e de baixa intensidade”.

Nesta segunda safra, 54% das lavouras foram semeadas fora da janela ideal de cultivo, que compreende o período de 21/12/2022 a 31/03/2023. Essa situação corrobora para o aumento de suscetibilidade das áreas às intempéries climáticas, como geadas e granizo, além das baixas temperaturas.

A previsão do Siga MS é de que a produção de milho totalize 11,2 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 80,33 sacas por hectare, produzidas em uma área de 2,3 milhões de hectares.

Informações complementares podem ser divulgadas nos próximos dias.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.