5 dicas sustentáveis para aplicar em qualquer negócio

Empreender não é fácil. E, com certeza, não há um só empreendedor brasileiro que possa dizer o contrário!

Além das altas taxas de impostos e toda burocracia, os custos de criar a sua própria empresa no Brasil podem desanimar muitos pequenos empresários e levar à falência negócios que não estão preparados ou mal-administrados. Além das dificuldades na contratação de funcionários, despesas fixas como manutenção de imóveis, contas de luz e outras podem ser mais pesadas do que parecem.

Para quem quer reduzir custos, pensar em opções de substituições sustentáveis deve ser uma prioridade. A utilização consciente de recursos, na maioria das vezes, representa menores preços e menos gastos de manutenção, e um grande exemplo disso é a utilização de energia solar em empresas.

Pensando em ajudar quem está pensando em desistir por conta dessas questões, listamos abaixo uma lista de dicas sustentáveis que podem baratear o custo da sua empresa e não deixar ninguém refém dos próprios lucros. Vamos lá?

  1. Sistemas de geração de energia solar

O Brasil já é o 5º maior mercado mundial em instalação de sistemas de aquecimento solar, mas nosso potencial natural pode nos levar ao topo dessa lista. O uso da energia solar representa uma economia expressiva nas contas de luz dos brasileiros por ser gerada a partir de um recurso natural, renovável e infinito. Além disso, o uso de água quente para comércios e serviços é independente, livre de impostos e não está exposto às instabilidades de distribuição de energia hidráulica que podem ocorrer em regiões mais secas do país.

E o melhor: aderir a essa prática é mais barato do que você imagina! Por conta de incentivos do governo para a instalação desses sistemas, você pode reduzir os custos com materiais em outros abatimentos. Demais, não é mesmo?

  1. Reformas mais baratas

Se você está reformando seu espaço ou começando um do zero, há muitas mudanças que você pode fazer no seu planejamento de obra tradicional que podem significar grande economia. Alguns deles são:

  • Substituição de tintas normais por tintas da terra;
  • Utilizar água de reuso na manufatura de matérias-primas;
  • Trocar paredes de cimento por gesso ou drywall, bem como substituição de pisos de alto custo por pisos vinílicos e outras opções de menor custo.

Para mais dicas, confira a cartilha com dicas de sustentabilidade para construções disponibilizada pelo Conselho Internacional da Construção (CIB): http://www.oeco.org.br/images/stories/file/abr2013/cartilha_construcoes_sustentaveis_.pdf

  1. Evite copos descartáveis

Incentive os seus funcionários a terem seus próprios copos e canecas para reduzir o consumo dos copos descartáveis. O plástico demora centenas de anos para se decompor, são pouco recicláveis e, além de tudo, é uma grande economia financeira.

  1. Utilize cartuchos de tinta recicláveis

Ao invés de comprar novos cartuchos de tinta para impressora cada vez que um acaba, por que não procurar um serviço de recarga e reciclar os já utilizados?

A recarga tende a ser bem mais barata que o cartucho novo e ainda evita o acúmulo de resíduos, excesso de lixo e gera demanda de trabalho alternativa. 

  1. Utilize meios de transporte alternativos

Se você ainda não pensou em um local para instalar a sua empresa, por que não pensar em um lugar de fácil acesso através de transporte alternativos?

Pense em rotas de ciclofaixa, proximidade com estações de metrô e, até mesmo, bairros fáceis de se chegar a pé. Diminuir a incidência de carros nas ruas faz bem para o trânsito, diminui a emissão de gases poluentes, o consumo de gasolina e representa grande economia para o bolso de quem vive em cidades muito populosas, como São Paulo.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.