Vereador Candinho Gabínio quer notificação de donos para que limpem imóveis desocupados

O vereador Candinho Gabinio apresentou uma indicação, na sessão ordinária de 26 de outubro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, solicitando a notificação aos proprietários de imóveis não edificados e baldios e casas não ocupadas, para que procedam a limpeza dos terrenos, conforme dispõe o Art. 446 da Lei Complementar n71/2010 (Código Urbanístico de Ponta Porã).

Segundo ele, “esta indicação objetiva a notificação aos proprietários de imóveis não edificados e baldios e casas não ocupadas, para que procedam à limpeza dos terrenos. Tendo em vista que esta época do ano, as chuvas são mais frequentes, boa parte dos terrenos se encontraram com a vegetação acima do tamanho permitido pela legislação municipal. Importante destacar que, a falta de limpeza nos terrenos propicia a propagação de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela, zika, e a proliferação de pragas, sejam elas cobras, escorpiões e ratos. Ainda pontuo, que o principal objetivo desta indicação é a conscientização e o dever de toda a população pontaporanense lutar para erradicar tais doenças em nosso município”, argumentou Candinho.

A indicação foi encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho com cópia ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso.

Xadrez nas praças

O vereador Candinho Gabínio também apresentou indicação solicitando a construção de Mesas de Xadrez nas Praças e Áreas de Lazer deste município. “O lazer é o tempo livre de que dispõe uma pessoa, tratando de momentos que contribuem para a qualidade de vida e, principalmente, para a saúde. Neste contexto o lazer tem o propósito de relaxar, descansar, de distrair, exercendo alguma forma de recreação. Neste cenário, consideramos a importância em construir Mesas de Xadrez nas praças e áreas de lazer do município com o intuito de atender pessoas que gostam de jogar Xadrez, incentivando assim o exercício da mente e o convívio social”, disse Candinho Gabínio na justificativa do pedido encaminhado ao prefeito Hélio Peluffo Filho e ao secretário de Obras e Urbanismo, André Manosso.

O parlamentar ainda acrescentou que “vale destacar ainda que a prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. Combinando elementos do esporte, do raciocínio científico e das artes, o xadrez é um jogo global que, como promotor de equidade, inclusão social e respeito mútuo, contribui para criar ambientes de tolerância e compreensão entre povos e nações. Além disso ao ser levado aos parques e praças da cidade, ele conecta as pessoas e, além de ser benéfico para a saúde mental, também contribui para a coesão social. É uma ferramenta para melhorar as relações pessoais entre os usuários, promovendo o respeito e a convivência, em uma tentativa de preencher lacunas geracionais. Desta forma, ciente da preocupação da Secretária Municipal de Obras e Urbanismo com o bem-estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, afirmou Candinho Gabínio.

Rede de frios

Candinho Gabínio também apresentou indicação solicitando ao prefeito Hélio Peluffo Filho e ao secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi, a aquisição de uma Rede de Frios que tem por objetivo assegurar que os imunobiológicos disponibilizados no serviço de vacinação sejam mantidos em condições adequadas de transporte, armazenamento e distribuição, permitindo que eles permaneçam com suas características iniciais até o momento da sua a administração.

De acordo com ele, “a Rede de Frios é um complexo logístico que permite o armazenamento e distribuição dos imunobiológicos, além disso conta com uma área climatizada com temperatura controlada para atividades de preparo, recebimento e distribuição. Essa estrutura dispõe de sistema de automação moderno e eficiente para o controle qualificado e a manutenção dos equipamentos de refrigeração, alarmes e geração externa de energia. Nos últimos dias, nosso município tem sofrido com as frequentes quedas de energia devido à chuva acompanhada de fortes ventos, o que já provocou a queda de energia em diversas regiões do município”, argumentou.

Candinho Gabinio justificou ainda que, “entre os maiores desafios com a danificação da rede elétrica está em manter a temperatura ideal das vacinas. As vacinas precisam manter uma temperatura baixa constante para sua integridade. Nesse sentido, com a criação da Rede de Frios de Imunização, as chances de qualquer erro podem ser reduzidas. É de fundamental importância destacar ainda que precisamos conservar todos os imunobiológicos, ainda mais em um período tão crítico como o vivenciado por conta da vacinação contra o COVID-19. Infelizmente, o resfriamento excessivo acidental, ou a falta do mesmo, seja por desastres naturais ou não é algo comum, e resultam na perda de dinheiro público e tempo gasto na implementação de programas de revacinação. Desta forma, ciente da preocupação da Secretária Municipal de Saúde com o bem-estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, declarou.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.