UEMS tem projetos contratados pelo Centelha MS

As duas ideias inovadoras concorreram com mais de 564 propostas

Alunos do curso de Engenharia Física da UEMS Dourados na primeira fase do Centelha MS – Arquivo/UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tem dois representantes entre as 30 ideias melhores avaliadas no Projeto Centelha MS. Os finalistas foram contratados essa semana e cada empresa inovadora receberá até 60 mil reais em subvenção econômica para transformar sua ideia inovadora em um negócio de sucesso.

Os projetos: “Automação Agrícola para Agricultura Familiar e Pequenas Propriedades”, coordenado pelo acadêmico de Engenharia Física da UEMS/Dourados, Ricardo Rocha da Costa, e “Vinhos e vinagres: Agroecologia-Sustentabilidade-Recuperação Ambiental” coordenado pela Dra. Vanessa Mallmann (egressa do PGRN/UEMS), foram os contratados pelo Centelha MS e possuem ligação com a Universidade Estadual.

Cerimônia de Contratação

A Cerimônia de Contratação dos Empreendedores Aprovados pelo Programa Centelha MS foi no dia primeiro de setembro, totalmente on-line. Participaram do Evento o diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira, o secretário de estado da SEMAGRO, Jaime Verruck; o magnífico reitor da UFMS, Marcelo Turine, o magnífico reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, o presidente do conselho superior da Fundect, Ricardo Senna, a gestora do Programa Centelha em MS, Edna Scremin Dias; o diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da Finep, Marcelo Bortolini, o analista de pesquisas da Finep, Vitor Kapel; o diretor do centro de empreendedorismo inovador da Fundação Certi, Leandro Carioni, a proprietária da empresa sul-mato-grossense Angi Chocolates, Beatriz Branco; além de todos os contemplados pelo Programa Centelha em Mato Grosso do Sul.

O diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira, deu as boas-vindas a todos os participantes e já adiantou que Mato Grosso do Sul já está confirmado na segunda edição do Programa Centelha, que teve seu lançamento oficial nesta segunda-feira (31).

“O Centelha em Mato Grosso do Sul é sucesso absoluto, e claro que não poderíamos ficar de fora de sua segunda edição. Fundect, Semagro e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul já estão trabalhando arduamente para garantir um aporte ainda maior de recursos para esta edição do Programa”, afirmou o presidente.

O Secretário de Estado Jaime Verruck ressaltou a importância da implantação do Centelha, mesmo em tempos tão conturbados quanto estes que estamos vivenciando.

“A Pandemia do novo Coronavírus obrigou-nos a pensar fora da caixa, e estar aqui hoje participando da liberação destes recursos para o fomento de negócios inovadores é extremamente gratificante. Mesmo com tantas dificuldades, Mato Grosso do Sul está investindo em inovação, em negócios inteligentes, em ações que trarão desenvolvimento, emprego e renda para nossa gente”, disse.

Para o diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da Finep, Marcelo Bortolini, Mato Grosso do Sul e suas instituições gestoras foram um grande exemplo para os demais Estados quanto a sua adesão ao Programa.

“Desde o início ficou claro o comprometimento de toda a equipe da Fundect em levar esse projeto adiante e transformá-lo no sucesso que é. Agradeço ao Márcio, a professora Edna que não mediram esforços junto com sua equipe, enfim, a todos aqueles que nos ajudaram a identificar ideias inovadoras e a partir de agora transformá-las em negócios de sucesso”, finaliza. (Com informações da Assessoria da Semagro e Fundect)

Automação Agrícola para Agricultura Familiar e Pequenas Propriedades (Internet das Coisas)

O Projeto “Automação Agrícola para Agricultura Familiar e Pequenas Propriedades” foi desenvolvida pelo acadêmico Ricardo em colaboração com os acadêmicos João Aparecido Machado Junior, também de Engenharia Física da UEMS/Dourados, e Muhammad Yasin Minozzo Candia, acadêmico Agronomia na UFGD.

O projeto ainda conta com o apoio da acadêmica de Engenharia Física da UEMS, Ana Carolina Morais de Souza, do Professor de Engenharia Física da UEMS, Nélison Ferreira Corrêa; e do agrônomo Márion Henry Ribeiro Dantas.

A trajetória do Projeto inscrito na temática de “Internet das Coisas” (IoT) no Centelha MS começou em outubro de 2019, quando os acadêmicos receberam a notícia de que estavam na primeira fase e em fevereiro de 2020 foram informados que conseguiram uma vaga na última etapa. Um dos objetivos do projeto é tornar a agricultura familiar mais competitiva com menos desgaste para o meio ambiente.

“ Ao longo da participação no Projeto Centelha MS, nós tivemos que elaborar o cronograma do projeto, orçamento, um panorama do mercado em que você vai abrir sua empresa e a abertura da empresa também com toda parte burocrática. Aprendemos bastante! Todo esse processo proporcionou um aprendizado, que sem o Centelha nós não iriamos adquirir. Agradecemos muito, todos os envolvidos, que participaram do desenvolvimento do nosso projeto e nos ajudaram muito, colegas e professores! ”, conta o acadêmico Ricardo.

Vinhos e vinagres: Agroecologia-Sustentabilidade-Recuperação Ambiental (Tecnologia Social)

O Projeto “Vinhos e vinagres: Agroecologia-Sustentabilidade-Recuperação Ambiental” é coordenado pela doutora, Viviane Mallmann, que finalizou em fevereiro de 2020 o Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN) da UEMS/Dourados. Viviane ainda estava no programa quando foi aprovada nas fases iniciais do Centelha MS. O orientador de mestrado e doutorado de Viviane, Profº Dr. Rogério Cesar de Lara da Silva, do PGRN faz parte da equipe, assim como o doutorando do PGRN e esposo de Viviane, Lucas Wagner.

“ Fomos selecionados no Centelha MS durante meu doutorado. Minha pesquisa do doutorado foi com atividade antifúngica, antibacteriana, avaliação do potencial tóxico de plantas, não está correlacionada diretamente com a proposta do Centelha. Mas parte da pesquisa do doutorado contribuiu para compreensão do comportamento dos processos fermentativos que usamos para criar nossos produtos com o qual fomos selecionados no programa Centelha. No doutorado tive oportunidade de realizar disciplinas e estudar conceitos que aplicamos em nosso projeto prático de produção de vinhos e vinagres com frutos do Cerrado em área de recuperação ambiental. ”, explica Viviane.

O projeto contrato pelo Centelha surgiu para agregar valor aos vinhos e vinagres produzidos a partir dos frutos colhidos nas áreas de recuperação de Cerrado no sítio “Agrorecanto Mya Terra”, localizado no assentamento Nazareth, Sidrolândia-MS. Na propriedade, Viviane está usando as técnicas da agroecologia para implantar um sistema agroflorestal (SAF).

A produção começou com sucos e sorvetes e depois vieram os produtos fermentados como vinhos e vinagres, que levam microrganismos fermentadores do próprio ambiente. O processo levou aproximadamente um ano e oito meses, entre a captura, seleção e cultivo, conta Viviane. Dentre os frutos utilizados estão: guavira, uvaia, cajuzinho, mamica de cadela, embaúba, marolo gigante, marmelo e Hibiscus sabdariffa, dentre outros.

” O grande diferencial de nosso produto é que são realizados com frutos frescos, nativos e diversos, garantindo diversidade e variedade de produto durante o ano todo, além de possuírem potencial medicinal, nutritivo, variedade de vitaminase sabotes singulares o que atrai o público que o compra.  Todo processo conta com mão de obra familiar e é um produto artesanal. Com a parceria do Centelha-MS, buscaremos melhorar e ampliar nossa produção “, comemora Viviane.

Sobre o Centelha MS

O projeto Centelha MS é da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) órgão vinculado à Semagro, em parceria com a Finep e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é selecionar ideias inovadoras de startups e empresas iniciantes no Estado. Participaram da seleção, novos empreendedores de 34 municípios de Mato Grosso do Sul, tendo 564 propostas cadastradas para avaliação. Conheça mais sobre o Projeto Centelha – https://programacentelha.com.br/.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.