Sisu 2024: Em Aquidauana, UEMS oferece 96 vagas para 4 graduações

As inscrições no Sisu ocorrem de 22 a 25 de janeiro

A UEMS, campus de Aquidauana – Divulgação/UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta na Unidade de Aquidauana 96 vagas em quatro graduações por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. As oportunidades são para os cursos de Bacharelado em Agronomia (24 vagas), Direito (24 vagas),  Engenharia Florestal  (24 vagas) e Zootecnia  (24 vagas). Os interessados em participar poderão se inscrever no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UEMS ofertará 1.243 vagas em 38 cursos. Todos os cursos possuem Reserva de Vagas para candidatos/as Negros/as (pretos/as e pardos/as), Indígenas, Residentes em Mato Grosso do Sul e pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).

Conheça os cursos da UEMS em Aquidauana

O curso de Agronomia tem duração de cinco anos, em turno integral. O profissional formado em Agronomia poderá atuar em diferentes frentes de trabalho, tais como: a) Órgãos de Assistência Técnica, Assessoria e Consultoria, públicos ou privados; b) Professor Universitário; c) Empresas que desenvolvem e comercializam insumos, implementos e máquinas agrícolas; d) Gestores de Empresas rurais; e) Órgãos de Fiscalização; f) Empresas de Paisagismo e Jardinagem; g) Direção de Obra e Serviço Técnico; h) Vistoria, Perícia, Avaliação, Experimentação, Ensaio e Divulgação Técnica, Extensão, sendo usualmente contratado por Instituições Públicas como a Embrapa, Agraer, IBAMA, IAGRO, CONAB, Secretarias de Agricultura; Empresas Multinacionais e Indústrias de Transformação de Produtos Agropecuários, como Usinas e Destilarias de Açúcar e Álcool.

O Engenheiro Florestal é habilitado para exercer sua profissão nas áreas de silvicultura e proteção florestal; manejo de ecossistema florestal; colheita e transporte florestal; tecnologia de produtos florestais; biotecnologia florestal; ecologia; avaliação e proteção da biodiversidade; aspectos sociais e econômicos do meio ambiente florestal; ecoturismo; inventário e avaliação de ecossistema florestal; projetos e operações de manejo florestal; avaliação de impacto ambiental de planos e projetos florestais, de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável e adoção de atitudes de acordo com a ética profissional e respeito ao meio ambiente. A graduação tem duração de cinco anos.

O curso de Zootecnia da UEMS é na modalidade presencial e integral, com duração de cinco anos, seu objetivo é formar profissionais com amplo conhecimento teórico e prático em nutrição, alimentação, reprodução, melhoramento genético, produção e manejo de animais e plantas forrageiras de interesse zootécnico. Proporcionar aos alunos uma sólida base, para que o futuro profissional Zootecnista tenha condições de empregar tecnologias adequadas nos diferentes sistemas de produção, melhorando a produtividade dos rebanhos de forma sustentável, sendo capaz de atuar em diferentes biomas, mas com perfil diferenciado, com um pródigo conhecimento das práticas zootécnicas das principais espécies de interesse econômico no âmbito nacional e regional.

A graduação em Direito tem duração de cinco anos e funcionamento noturno. O perfil do profissional que o Curso de Direito da UEMS deseja formar se assenta na formação generalista e humanista voltada para o exercício da cidadania, para o bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange, enfim, para a construção da justiça social e de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Sobre a UEMS em Aquidauana

A Unidade de Aquidauana iniciou suas atividades em 1994 e conta com uma área de aproximadamente 806 hectares, localizada a 12 Km da zona urbana, aos pés do Morro do Paxixi, na Serra de Maracaju. A Unidade dispõe de oito laboratórios didáticos, além de outros 27 laboratórios de Pesquisa.

São 10  blocos com salas de aula, laboratórios de Ensino e Pesquisa, salas administrativas, auditório, centros e setores. Além disso, na fazenda experimental da UEMS, há 10 Campos Demonstrativos de Produção Zootécnica e de Produção Vegetal que atendem às atividades de Ensino e Pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação. Há também três Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX).

A biblioteca dispõe de um acervo composto por 6034 exemplares. A Unidade está apta a receber alunos com deficiência motora, pois está equipada com rampas de acesso para cadeirantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.