IFMS doa computadores recondicionados a comunidades indígenas

Mais de 230 máquinas foram doadas pelo Centro de Recondicionamento de Computadores do IFMS em Dourados e Ministério das Comunicações

A cerimônia de doação foi realizada no Campus Campo Grande do IFMS – Foto: Alessandro Riquelme

“Agora nós vamos poder escrever o nosso dialeto também no computador, e isso vai ajudar a promover o resgate da língua materna do nosso povo, que é a nossa principal identidade”.

Os planos para o futuro na frase acima são de Rosemiro Pereira, presidente da Associação TXANE Terena de Aquidauana, e foram feitos na cerimônia realizada nessa quarta-feira, 6, em Campo Grande, em que o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o Ministério das Comunicações (MCom) doaram 238 computadores recondicionados para a formação de Pontos de Inclusão Digital (PID) no Estado.

As máquinas foram repassadas a associações que representam povos indígenas e rádios comunitárias de aldeias dos municípios de Aquidauana e Miranda, e a escolas públicas de Corumbá, Bonito e Amambai, inclusive para crianças e adolescentes que têm aulas no próprio território indígena.

Do total de computadores doados, 42 foram encaminhados a Pontos de Inclusão de Digital indicados pelo CRC do Campus Dourados do IFMS. Outros 58 receberam a indicação do deputado federal Vander Loubet (PT/MS), representado na cerimônia pelo vereador Tato Souza (PT/Amambai). As 138 máquinas restantes serão doadas a PIDs escolhidos pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

“Quando a gente faz a entrega de um computador que seja para o Ponto de Inclusão de Digital, levamos o futuro para brasileiros que vão passar a viver em igualdade de condições com uma sociedade que hoje é absolutamente tecnológica. É uma política pública extraordinária”.

As palavras são do diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Rômulo Barbosa, que em vários momentos da cerimônia de doação dos computadores lembrou: “quando nós promovemos a inclusão digital, fazemos também a inclusão social”.

O diretor explicou que os computadores doados são resultado do programa ‘Computadores para Inclusão’, ação do Governo Federal executada pelo Ministério das Comunicações, que busca atender três eixos:

Recondicionamento: por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores espalhados pelo Brasil, máquinas sem uso são recondicionadas e voltam para a sociedade, tendo como destino os excluídos digitais.

Sustentabilidade: caso o CRC conclua que não é possível recondicionar o computador, é feita a destinação adequada dos resíduos eletrônicos, a fim de não impactar o meio ambiente.

Capacitação Profissional: ao mesmo tempo que recondicionam máquinas não mais utilizadas, os CRC promovem oficinas e cursos gratuitos à população ligados à área da informática.

Atualmente, 20 Centros de Recondicionamento de Computadores estão em funcionamento no Brasil. Até o final de 2024, o Ministério das Comunicações pretende instalar pelo menos um CRC em cada estado brasileiro.

Por meio do programa ‘Computadores para Inclusão’, foram doados mais de 33,3 mil computadores recondicionados para a criação de cerca de 2,4 mil Pontos de Inclusão Digital em 723 municípios de todas as regiões do país. Ao todo, mais de 25,4 mil pessoas já foram capacitadas para o mundo de trabalho.

“Grande parte da população brasileira é formada por excluídos digitais, e nosso papel como CRC não é só recondicionar a máquina. É mostrar, por exemplo, como esse equipamento pode aumentar os ganhos da comunidade ou resolver problemas do cotidiano”.

Exaltar o papel do educador no programa ‘Computadores para Inclusão’, durante a cerimônia de doação das máquinas, coube a Evandro Falleiros, professor de Informática/Desenvolvimento Web e coordenador-geral do Centro de Recondicionamento de Computadores do Campus Dourados do IFMS.

Desde que entrou em funcionamento, em 2019, o CRC formou 814 alunos em cursos de Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores (recondicionamento), Robótica Móvel e Marketing Digital, todos com carga horária de 60h. A previsão, até o meio do ano que vem, é formar mais 2 mil alunos.

Essa nova oferta de cursos só será possível porque o Ministério das Comunicações e o Centro de Recondicionamento de Computadores do IFMS prorrogaram a parceria por mais seis meses. A assinatura do aditivo de prazo foi realizada durante a cerimônia de doação dos computadores.

A prorrogação foi um pedido do CRC, que tinha como meta inicial recondicionar 1.250 computadores. Em virtude da pandemia de Covid-19, foi possível entregar 666 máquinas recondicionadas. A previsão agora é que os demais 584 computadores sejam recondicionados e doados até junho de 2024.

“A inclusão digital está dentro do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e faz parte da missão do IFMS, exemplo disso é que os dez campi oferecem cursos na área de informática”.

O compromisso do IFMS com a inclusão digital foi destacado pelo reitor em exercício e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Silveira. O gestor também ressaltou o comprometimento da instituição na formação de cidadãos para uma sociedade cada vez mais inclusiva e conectada. Também estavam presentes na cerimônia os demais pró-reitores e diretores das áreas de ensino, pesquisa e extensão.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.