Hospital Regional de Ponta Porã promove capacitação sobre aspiração de vias aéreas superiores

Enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Socorro participaram do treinamento; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

Atividade foi orientada pelo fisioterapeuta Fábio José Costa, especialista em fisioterapia intensiva – Divulgação

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu na última semana treinamento para enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Pronto Socorro sobre aspiração de vias aéreas superiores e higienização dos brônquios.

A atividade foi orientada pelo fisioterapeuta Fábio José Costa, especialista em fisioterapia intensiva. Ele pontuou sobre técnicas e quando realizar o procedimento.

“Quando o paciente não tem a defesa da via respiratória (boca, garganta, traqueia e pulmão) ou está utilizando uma ventilação mecânica, as vias aéreas podem acumular secreção no pulmão e por isso é necessário aspirar. A aspiração é um método higiênico, introduzimos uma sonda estéril nessa via respiratória para retirar a secreção que está viscosa e aderida na parede. Com a aspiração o paciente respira melhor, esse procedimento deve ser feito após avaliação de um profissional de saúde”, explicou o fisioterapeuta.

A capacitação foi realizada em leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na sala vermelha do Pronto Socorro. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem tiraram dúvidas sobre as técnicas e manejo correto dos pacientes que necessitam higienizar as vias respiratórias.

“A orientação foi importante para associarmos o aprendizado com o manejo diário dos pacientes. Isso faz parte da nossa rotina dos cuidados de enfermagem, porém precisamos estar atentos as técnicas utilizadas”, comentou a técnica de enfermagem que atua na Unidade de Terapia Intensiva, Juliana Peralta dos Santos.

Estrutura – O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado e conta com 107 leitos, 29 destinados às Clínicas Cirúrgica e Ortopédica, 20 para a maternidade, 16 leitos na Clínica Pediátrica e 32 na Clínica Médica. O Hospital Regional de Ponta Porã também possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em média, 160 pacientes passam, por dia, no Pronto Socorro, que oferece atendimento de baixa e média complexidade em regime de livre demanda ou referenciada.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.