Entre os participantes do município de Naviraí, IFMS conquistou todos os prêmios na Olimpíada de Matemática da Região Cone Sul do estado

Contribuir para a melhoria da qualidade do conhecimento matemático, além de estimular e promover estudos na área e incentivar a participação em competições. Esses foram alguns objetivos da Olimpíada de Matemática da Região Cone Sul do MS (OMatCS), cujas premiações concedidas para representantes do município de Naviraí foram todas para estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A premiação foi realizada na última sexta-feira, 29, na Câmara de Vereadores. Além de Naviraí, a competição reuniu estudantes dos municípios de Juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Iguatemi

No total, o Campus Naviraí do IFMS conquistou as medalhas de ouro, prata e bronze, e três menções honrosas para alunos-destaque.

Além disso, o estudante do curso técnico integrado em Agricultura, João Antonio Lorençone (medalhista de ouro), 16, também recebeu a medalha de prata do Cone Sul entre os 3.156 alunos inscritos no nível III da competição, voltada para o ensino médio.

Para o estudante, o resultado representa oportunidades de superação.

“Em 2018, participei da OBMEP [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas], mas não fui muito bem. Quis participar de outra competição na área e consegui essas premiações, o que representa uma evolução para mim, quis outra chance e consegui”, apontou João, que também teve a oportunidade de participar da Olimpíada Brasileira de Matemática graças ao seu desemprenho na OMatCS.

Outra premiada foi a estudante do curso técnico integrado em Informática para Internet, Giovanna Oliveira, 16, a única menina entre os premiados do campus. Na opinião dela, que recebeu menção honrosa na Olimpíada, a participação feminina em atividades ligadas às áreas de Exatas tem aumentado.

“A situação está mudando. Vemos meninas muito inteligentes entrando em várias faculdades nessa área, inclusive lá mesmo no evento eu pude ver muitas ganhando prêmios, medalhas de ouro. Não pretendo seguir na área, mas procuro me dedicar a essas matérias mesmo não tendo tanta afinidade”, apontou a estudante.

Para Giovanna, que já recebeu menção honrosa também na edição 2016 da OBMEP, prêmios como esses são um reconhecimento de evolução.

“Fico muito feliz com a premiação, penso que ser escolhida entre tantos participantes é realmente muito bom, e sinal de que estou me desenvolvendo como estudante e como pessoa”, finalizou.

Também receberam prêmios os estudantes do curso técnico em Informática para Internet Guilherme Ferreira (prata), Paulo Henrique Del Colli (bronze), Gabriel Gomes (menção honrosa) e Kawan Santana (menção honrosa).

Além do esforço dos estudantes, o resultado expressivo na Olimpíada também é resultado do incentivo do campus para participação nesse tipo de evento. Ao todo, 78 alunos foram inscritos.

“Todos foram convidados a participar, mas se inscreveram aqueles que realmente se interessam por Matemática. O campus tem feito tudo que pode para incentivar a participação em competições como essa, inclusive viabilizando o transporte para a cerimônia de premiação”, apontou a técnica em Assuntos Educacionais do IFMS em Naviraí, Denize Tiba.

Mais informações estão disponíveis na página do Campus Naviraí.

Olimpíada – O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Naviraí por meio da Gerência Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias de Educação de Juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Iguatemi.

Foram registradas inscrições de 11 mil estudantes de escolas públicas nos níveis I (6º ou 7º ano), II (8º ou 9º ano) e III (ensino médio).

Mais informações estão disponíveis na página do evento.