Entenda o conceito da moda circular e como ela contribui para a vida das pessoas

A sustentabilidade no mundo da moda é uma tendência que mais cresce atualmente. Muitas marcas e indústrias têxteis estão apostando em uma produção mais verde e formas de investir em uma moda circular.

A moda circular nada mais é do que uma prática, que compreende desde o desenvolvimento do produto, apostando em um produto com um ciclo de vida mais sustentável, durável e que se regenera com o tempo.

O Brasil está no Top de países que mais gastam com roupas, sendo o preço o primeiro atrativo na decisão de compra do brasileiro, seguindo da qualidade do produto e benefícios do pós compra.

Diante disso, as medidas da economia circular atrelada à moda buscam frear esse cenário de consumo, eliminando o desperdício e investindo em modos mais sustentáveis de consumo.

Para entender o conceito de moda circular na prática, vejamos a seguir alguns exemplos e vantagens de apostar neste estilo de economia.

Aprenda a praticar a moda circular

Para adotar um estilo de vida mais consciente, as pessoas também podem aprender a praticar a moda circular, bastam algumas atitudes no dia a dia. Confira alguns exemplos práticos.

Realização de compras mais conscientes 

A primeira forma mais acessível de praticar a economia circular é a realização de compras mais conscientes.

Isto é, analisar o comportamento de compra, escolhendo produtos têxteis mais versáteis e de uma boa qualidade para vida útil do produto.

Aproveite as vantagens de comprar em brechós

Um negócio que combina bastante com a economia circular são os brechós, lojas que revendem roupas usadas em bom estado.

Você vai encontrar lojas de variados tipos, inclusive, aquelas que revendem roupas de grifes e marcas famosas por um preço mais acessível.

Além disso, muitos brechós aceitam a troca de roupas, onde o cliente leva aquelas em bom estado que não usa mais e troca por outros modelos.

Faça o prolongamento da vida útil das roupas

A prática de comprar roupas de mais qualidade ajuda a prolongar a vida útil da peça, por isso, vale a pena pesquisar o tipo de tecido das roupas, priorizando aqueles com uma produção mais verde.

No seu dia a dia atente-se às instruções de lavagem e conservação das roupas, sempre verifique a etiqueta da peça para saber como lavar, secar e passar para conservar o produto por mais tempo.

Dê um novo destino às roupas usadas

Para aquelas peças que já estão velhinhas e dispensáveis para usar, dê um novo destino através da customização de roupas.

A customização tem um papel ativo na economia circular, permitindo que peças sejam reaproveitadas dando um novo destino.

Uma dica é usar as roupas velhas em atividades manuais transformando, por exemplo, as t-shirts de malha em uma colcha de retalhos, peças jeans em bolsas e muito mais.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.