Educação distribui kits escolares para alunos da reserva indígena de Caarapó

Autoridades municipais no ato de entrega dos kits escolares para alunos das escolas indígenas de Caarapó – Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó (Semeec) iniciou na última segunda-feira (22) a entrega de kits de material escolar para os alunos das escolas de educação infantil e ensino fundamental da Reserva Indígena Te’yikue. A ação beneficia 1,5 mil alunos da comunidade gurarani-kaiowá local.

O ato teve a participação do prefeito André Nezzi, acompanhado da titular da Semeec, Ieda Maria Marran, direção escolar e de lideranças indígenas. Na oportunidade, as autoridades municipais também vistoriaram as obras de construção do refeitório e de reforma e ampliação da área da cozinha da Escola Ñandejara, executadas com recursos próprios do município.

Nas escolas indígenas de Caarapó, as aulas estão ocorrendo de modo escalonado, com pequenas turmas em forma de revezamento. Vale dizer que ocorreu a vacinação em massa da população indígena, de acordo com os protocolos. Professores e servidores indígenas das escolas receberam a dose da vacina contra a Covid-19 e, de acordo com o último boletim epidemiológico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, datado de 22 de março, não havia casos de contaminação na área da reserva indígena. “Isso nos levou a adotar esse sistema de ensino, sendo que os alunos vão à escola para retirar e corrigir as atividades escolares, que são distribuídas de forma impressa”, explicou a secretária Ieda Maria Marran.

Os 1,5 mil alunos indígenas de Caarapó estão distribuídos nas escolas Ñandejara-Polo, Loide Bonfim Andrade, Bocajá, Saverá e uma unidade extensiva na Aldeia Guyraroká, nas proximidades do distrito de Cristalina.

4,2 mil kits distribuídos na rede municipal de ensino

A Semeec informou que, ao todo, estão sendo distribuídos 4,2 mil kits de material escolar para os alunos de educação infantil, ensino fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. O material foi adquirido com recursos próprios.

A iniciativa tem o objetivo de assegurar a equidade, o acesso e o fluxo adequado das atividades pedagógicas escolares, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.

Por modalidade de ensino, foram entregues 1.095 para a pré-escola; 1.857 para as séries iniciais – 1º ao 5º ano – Ensino Fundamental; 1.168 para as séries finais – 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental; e 85 kits para os alunos do Ensino de Jovens e Adultos – EJA – Ensino Fundamental.

Cada kit da Educação Infantil – Pré-escola contém 1 apontador com reservatório, 2 borrachas brancas, 1 caderno de desenho universitário capa dura, 1 caderno brochura universitário capa dura, 1 jogo caneta hidrográfica com 12 unidades, 1 caixa giz de cera – 12 cores, 1 caixa lápis de cor – 12 cores, 2 lápis pretos sextavados, 1 caixa de massa de modelar, 1 pincel nº 12, 1 tesoura escolar sem ponta, 1 jogo tinta guache escolar, 1 estojo retangular e 1 caixa de papelão composta por tampa e fundo.

Kit Ensino Fundamental – séries iniciais 1º ao 5º ano: 1 apontador com reservatório, 2 borrachas brancas, 1 caderno de desenho universitário capa dura, 4 cadernos brochura universitário capa dura, 1 jogo de caneta hidrográfica com 12 unidades, 1 caixa de lápis de cor 12 cores, 4 lápis pretos sextavados, 1 régua plástica – poliestireno cristal, 1 tesoura escolar sem ponta, 1 estojo retangular e 1 caixa de papelão composta por tampa e fundo.

Kit Ensino Fundamental – séries finais – 6º ao 9º ano e EJA: 1 apontador com reservatório, 2 borrachas brancas, 1 caderno de desenho universitário capa dura, 2 cadernos universitários capa dura 10 matérias, 2 canetas esferográficas cor azul, 1 caneta esferográfica cor preta, 1 caneta esferográfica cor vermelha, 1 esquadro 45 graus, 1 esquadro 60 graus, 1 transferidor 180 graus, 1 caixa de lápis de cor 12 cores, 4 lápis pretos sextavados, 1 régua plástica – poliestireno cristal, 1 tesoura escolar sem ponta, 1 estojo retangular e 1 caixa de papelão composta por tampa e fundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.