Dia C de combate ao câncer de pele será neste sábado

De todos os tumores malignos, o câncer de pele é o mais frequente, sendo responsável por mais de 30% dos registros. Apesar do alto índice, apresenta altas probabilidades de cura. Sendo assim, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem lutando pela conscientização da população. As campanhas realizadas anualmente reúnem médicos, enfermeiros e acadêmicos voluntários que fazem um atendimento completo desde a orientação à cirurgia, quando necessário.

Em Mato Grosso do Sul, a campanha de 2017 será neste sábado, 02 de dezembro, das 09h às 15h no Serviço de Dermatologia Gunter Huns do Hospital Universitário (HU), localizado na Av. Sen. Filinto Muller, 355 Vila Ipiranga.

De acordo com a coordenadora da campanha, Heloide Marcelino, o diagnóstico precoce é fundamental para que não haja evolução da doença e ressalta que para participar do mutirão é muito fácil, basta estar com cartão do SUS, comprovante de residência e documentos pessoais.

O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD), Alexandre Moretti explicou ao consultamedicaon.com.br que apesar do diagnóstico ser bem simples para o dermatologista, o paciente pode confundir facilmente com pintas ou sinais benignos.

De acordo com ele, os principais sintomas são: lesões que surgem normalmente em áreas foto expostas do corpo e que não cicatrizam, com crescimento progressivo e irregular e de sangramento espontâneo.

Ressaltando ainda que o câncer de pele pode acometer qualquer biótipo, porém os fatores de riscos mais comuns são: pessoas de pele, cabelos e olhos claros, com muitas pintas pelo corpo, com históricos pessoais ou familiares de câncer de pele, quem adere à bronzeamentos artificiais, além da alta exposição solar.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.