Comunidade acadêmica debate creditação da extensão na UFGD em evento on-line

No início desta semana, representantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participaram do evento de abertura do Ciclo de Palestras e Reflexões sobre a Creditação da Extensão na instituição. A iniciativa, que é uma ação conjunta entre a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), por meio da Coordenadoria de Cultura (COEX), e a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), visa subsidiar os debates vigentes nas unidades acadêmicas da Universidade para regularizar o processo de extensão nos cursos de graduação.

Convidada para abrir o Ciclo, a professora Fabiana Dultra Britto, pró-reitora de Extensão Universitária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ministrou a palestra “Uma conquista e três pontos de alerta”.

Realizado on-line, o evento foi transmitido simultaneamente pelo canal da UFGD na plataforma YouTube para mais de 150 participantes, entre coordenadores de cursos de graduação, representantes dos núcleos docentes estruturantes da instituição e integrantes da comunidade acadêmica em geral.

Durante sua fala, a docente afirmou que, “entre outras coisas, a Resolução – Nº 7 MEC/CNE/CES, que regulamenta a curricularização da extensão – estabelece que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, dez por cento do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação e devem fazer parte da matriz curricular dos cursos”.

Ela enfatizou, ainda, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) “instrui a considerar, para efeitos de autorização e reconhecimento de cursos, o cumprimento dos dez por cento de carga horária mínima dedicada à extensão, a articulação entre atividades de extensão, ensino e pesquisa”.

“Apesar do protagonismo ser das pró-reitorias de Ensino de Graduação, pois são essas elas que têm a obrigação de institucionalizar a extensão nos currículos de graduação, não podemos deixar de perceber os ganhos e o papel fundamental das pró-reitorias de Extensão das Instituições de Ensino Superior, pois a curricularização da extensão é uma conquista do Fóruns Extensionistas brasileiros, que coloca a extensão como um direito constitucional e um dever institucional”, completou a professora.

Para a palestrante, todas as pró-reitorias devem atuar em conjunto no processo, de forma integrada, a fim de se formar uma política institucional. “A extensão não se resume a sua concepção normativa, ela precisa estar no dia a dia da sala de aula e na sua interação dinâmica com a comunidade, principalmente nas comunidades mais carentes”, concluiu.

A mediação do evento foi realizada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFGD, Gicelma Chacarosqui, que acredita ser essa uma iniciativa importante para o processo de curricularização institucional. “A curricularização da extensão, ou creditação (curricular) da extensão, é estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), e foi regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018 e deve estar pronta até o início de 2022”, informou.

Na UFGD, o assunto vem sendo discutido desde 2016, e, em 2021, ganhou força. Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, Selma Helena Hashimoto, o intuito é “apoiar os representantes dos núcleos docentes estruturantes e os coordenadores de curso para promover de forma mais eficaz possível a incorporação da extensão nos currículos dos cursos de graduação”.

A programação do Ciclo de Palestras e Reflexões sobre a Creditação da Extensão na UFGD continua na próxima semana, com transmissão ao vivo. Confira:

21/06, às 13h30 – Palestra “Inserção Curricular da Extensão nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás: uma Ação Dialógica Protagonizada pela PROGRAD e PROEC”
Lucilene Maria de Sousa – Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG

07/07, às 13h30 – Palestra
Claudia Mayorga – Pró-reitora de Extensão da UFMG

10/08, às 13h30 – Mesa redonda sobre curricularização e cultura
Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi – Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFGD
Flavia Maria Cruvinel – Pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura e diretora de Cultura da UFG
Márcia Regina Martins Alvarenga – Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS
José Alexandre de Souza Franco – Chefe da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer da UEMS
Marcelo Fernandes – Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.