Associação promove encontro inédito de integração no ‘Bonito Blues & Jazz’

“Circuito Cultural Guarani” faz sua primeira ação no Brasil no dia 10 de junho no festival sul-mato-grossense para propor circulação de artistas e valorização da região guaranítica

Ramirez, Teixeira, Demetrius, Samaniego, Mosqueira, Afonso, Suerte e Bordon – Foto: Pablo Reyes

Uma parceria valiosa para os trabalhadores da cultura sul-mato-grossense está prestes a se firmar. No dia 10 de junho (sábado), acontece o “Circuito Cultural Guarani Conecta Mato Grosso do Sul”, um encontro que vai inserir oficialmente o Estado em um projeto que vem sendo gestado desde o início do ano e que irá promover o intercâmbio multidisciplinar entre instituições e produtores independentes de toda a região guaranítica. Este território compreende o Paraguai, o litoral da Argentina, o sul e centro oeste do Brasil e o Uruguai e ainda comporta países próximos, como Bolívia, Chile, Peru e Colômbia. O encontro para discutir e refletir sobre o desenvolvimento cultural, social e econômico e como conectar estas indústrias criativas vai acontecer, a partir das 14h30, no auditório Tetê Faria, na Câmara Municipal de Bonito (MS), com a participação de integrantes da associação internacional e de convidados. “Queremos promover a região guaranítica por meio da circulação de ideias e bens culturais. Um trabalho que vai unir gestores do Circuito em vários países para uma triangulação com os governos de Estado e a iniciativa privada”, afirma o paraguaio Oscar Mosqueira, diretor da associação.

São esperados para o encontro Oscar Mosqueira (Assunção-PY), José Samaniego (Assunção-PY), Juan Pablo Suerte (Corrientes-ARG), Marcos Ramirez (Missiones-ARG) e Javier Lescano (Corrientes-ARG), fundadores e diretores da associação internacional. Devem participar também autoridades internacionais, como os argentinos Joselo Schuap, Ministro da Cultura de Missiones, e Professora Graciela Marechal, diretora de ação cultural do governo de Formosa, assim como foram convidados Marcelo Miranda, Secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC); Max Freitas, Diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS); e Bruno Wendling, Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS). “Queremos criar um novo mapa latino-americano e incluir a região guaranítica. Representantes da capital Assunção, de Províncias da Argentina e Estados do Brasil, como o Mato Grosso do Sul e Paraná. Vamos investir e apoiar um ao outro, armar este bloco e trabalhar em conjunto, gerando outros intercâmbios culturais”, afirma José Samaniego, diretor tesoureiro e idealizador do CCG.

O encontro “Circuito Cultural Guarani Conecta Mato Grosso do Sul” será a primeira ação oficial do “Circuito Cultural Guarani” no Brasil e reforça a ligação de Mato Grosso do Sul com o projeto que reúne produtores culturais de vários países latino-americanos. O objetivo é fazer projetos multidisciplinares em parceria com as instituições governamentais e municipais do Estado, como a cidade de Bonito, que pode dar uma grande visibilidade para o projeto de intercâmbio latino-americano sendo um grande polo de ecoturismo do Brasil. Por isso, também foram convidados Juliane Salvadori, Secretária de Turismo de Bonito, e Lelo Marchi, Diretor de Cultura de Bonito, assim como o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, o secretário de governo de Bonito, Jary Souza, e todas as associações do trade turístico bonitense.

Com o intuito de criar uma rota cultural com vários países da América do Sul, que percorreria toda a região guaranítica, as cidades fronteiriças sul-mato-grossenses são importantes como elos naturais com o Paraguai. O mesmo acontece com o vizinho estado de Mato Grosso, que ajuda a expandir este novo mapa cultural proposto pelo Circuito Cultural Guarani. Com o propósito de ser palco para esta integração, a associação também convidou para fazer parte do debate Jandeivid Lourenço Moura, Secretário Adjunto de Cultura do Estado de Mato Grosso, e Eder Rubens, Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã (Funcespp), incorporando ao encontro autoridades governamentais representantes destes locais estratégicos para a melhor abrangência do circuito, incentivando um caminho internacional, partindo do Centro Oeste Brasileiro e chegando até o extremo sul do Continente sul-americano, unindo artisticamente toda a região dos ervais naturais espalhados por Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Entre 11 e 14 de maio, a associação realizou um evento em Assunção, no Centro Cultural Manzana de la Rivera, durante a semana de comemoração da Independência do Paraguai. Estiveram presentes representantes de Mato Grosso do Sul: o produtor Demetrius Hernandes, da Feira da Música de Campão, o diretor do festival Bonito Blues & Jazz, Afonso Rodrigues Jr., e o jornalista e músico Rodrigo Teixeira. Também participaram convidados de forma virtual, entre eles, Claudia Pereira (Chile), Bernabé Cantlon (Argentina), Mauricio Galeano (Colômbia), José Rodriguez (Peru) e Julio Donis (Venezuela). “Este encontro será importante para a comunidade artística, as autoridades governamentais e a iniciativa privada entender do que se trata esta associação para poder propor parcerias e projetos em conjunto. Mato Grosso do Sul faz parte deste território guaranítico e esta rota cultural é algo que se deseja há muito tempo”, ressalta Rodrigo Teixeira, diretor de comunicação e imprensa do CCG.

A décima edição “Bonito Blues & Jazz Festival” vai acontecer entre os 8 e 10 de junho no Selina Hotel. Serão nove atrações musicais de três países: Brasil, Argentina e Paraguai. No dia 9 de junho (sexta), toda a programação vai ser dedicada a artistas paraguaios (Band’Elaschica’, VPLBlues e Toti Morel Y Flia). O baterista Toti Morel, de 70 anos, personagem lendário e ícone da música instrumental do Paraguai, será homenageado pelo festival por sua dedicação pioneira aos gêneros do jazz e blues no continente sul-americano. Dando continuidade ao intercâmbio cultural com os “hermanos”, o festival traz no dia 10 de junho (sábado), o guitarrista de Missiones (Argentina), Rula Y Los De La Esquina. De São Paulo vai estar presente o saxofonista Walter Pinheiro, o representante de Curitiba é o Boldrini Quarteto e do Rio de Janeiro vem o guitarrista Big Gilson. Do Mato Grosso do Sul estão o grupo El Trio e Luís Ávila & Friend, com o show “Mato Grosso do Blues”. “A ideia do Circuito tem a ver com o que a gente vinha pensando na formatação do Festival, que era a integração com nossos países fronteiriços. Então, o nosso empenho agora é que esta integração, de fato, seja concretizada”, finaliza Afonso Rodrigues Jr., diretor do “Bonito Blues & Jazz Festival”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.