Projeto “Diga Não ao Crime!” conclui ciclo de palestras aos alunos do EJA das escolas municipais de Dourados

Mais de 500 alunos do EJA assistiram as palestras, que nesta quarta-feira foi proferida na Escola Januário Pereira de Araújo – Divulgação 3º BPM
Mais de 500 alunos do EJA assistiram as palestras, que nesta quarta-feira foi proferida na Escola Januário Pereira de Araújo – Divulgação 3º BPM

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Dourados, foi concluído na noite de ontem(20), na Escola Januário Pereira de Araújo, o ciclo DNC (Diga Não ao Crime), que são palestras preventivas de combate ao uso de drogas e a iniciação criminal por consequência do vício.

O ciclo foi iniciado na última semana e passou pelas escolas Maria da Conceição Angélica no Jardim Guaicurus, Etalívio Penzo no Parque das Nações, Armando Campos Belo no Jardim Santa Brígida e na noite de ontem na escola Januário Pereira de Araújo.

Durante o ciclo, foram atendidos mais de 500 alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) da rede municipal de Ensino de Dourados, tendo a coordenadora municipal do EJA, a professora Eulália Saburá, acompanhado todas as palestras, juntamente com os diretores e professores das escolas que faziam parte desse ciclo.

A coordenadora avalia de forma bastante positiva as palestras do projeto DNC, que traz integração e conhecimento sobre drogas, violência e as consequências criminais às pessoas que se envolvem no “submundo do narcotráfico”.

“A apresentação e a forma de exposição do tema pela Policia Militar é impactante, prendendo a atenção de todos os ouvintes e trazendo a realidade sobre o uso de drogas, que via de regra, começa em casa e com anuência dos pais”, diz Eulália.

O álcool continua sendo a droga mais destrutiva e que mais causa danos a sociedade, e também é o principal acesso a outros tipos de drogas.

“Os alunos demonstram surpresa quando o palestrante responsabiliza os próprios pais pela inserção de seus filhos ao mundo das drogas através do álcool, e relata fatos reais e em vídeo sobre situações que a atendidas Polícia Militar em todo o Brasil”, conclui a coordenadora.

O palestrante e idealizador do projeto DNC, 1º Sargento PM Julio CT Arguelho, diz que o projeto visa inibir a iniciação criminal de adolescentes de 13 a 17, que frequentem escolas públicas na linha e faixa de fronteira com o Paraguai.

“O público dessa faixa etária são os principais alvos de aliciadores do tráfico, que se utilizam desses adolescentes para realizar o transporte de drogas através de carros de passeio ou ônibus, saindo da fronteira para outras cidades ou estados, conhecidos comumente como “mulas do tráfico”, diz o Sargento Arguelho.

“As consequências criminais imputadas a essas “mulas” se tornam ínfimas, quando comparadas a violência de grupos criminosos que atuam no tráfico de drogas na fronteira.” conclui o palestrante.

Novos ciclos de palestras do DNC deverão ser agendados nos próximos dias e a comunidade em geral pode conhecer um pouco mais do projeto através da fanpage no Facebook https://www.facebook.com/pg/PROJETODNC

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.