Presidente do TCE-MS prestigia posse no Tribunal Regional Eleitoral

Sessão solene de eleição e posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Estado – Assessoria

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, acompanhou no final da tarde de segunda-feira, 30 de janeiro, a sessão solene de eleição e posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Estado. A sessão foi aberta pelo presidente em exercício, Juliano Tannus.

Os desembargadores Julizar Barbosa Trindade e Paschoal Carmelo Leandro foram reconduzidos como membros efetivos do TRE-MS. Na mesma sessão, o desembargador Julizar Barbosa Trindade assumiu a presidência do Tribunal e o desembargador Paschoal Carmelo Leandro a vice-presidência, acumulando também a função de corregedor regional eleitoral. A eleição foi por aclamação e unanimidade.

O presidente da Corte de Contas do Estado, conselheiro Jerson Domingos, destacou a importância do TRE para a garantia da legitimidade do processo eleitoral e o fortalecimento da democracia no País. “O Tribunal Regional Eleitoral é fundamental, é o esteio e o de Mato Grosso do Sul é um exemplo para o Brasil. O desembargador Paschoal, que presidiu as eleições, deu um exemplo de lisura, de transparência e, acima de tudo de respeitabilidade”. O presidente do TCE-MS ressaltou ainda que  esse é o perfil da magistratura do nosso Estado e que “o doutor Paschoal transborda experiência, e  também o desembargador Julizar que tem o mesmo perfil e experiência e que o Mato Grosso do Sul só tem a ganhar com isso”.

Os novos presidente e vice-presidente foram eleitos para a gestão do biênio 2023/2025.

Justiça eleitoral

Os Tribunais Regionais Eleitorais são formados por sete membros titulares, sendo que dois são desembargadores oriundos dos Tribunais de Justiça, dois são juízes de direito, um é juiz federal ou desembargador de Tribunal Regional Federal e outros dois são advogados. Enquanto os indicados pelos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais seguem um esquema de rodízio para atuar nos TREs, os representantes da classe de juristas são escolhidos por meio de lista tríplice submetida ao presidente da República.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.