Durante este mês, Procon de Dourados desenvolve várias ações, incluindo palestras em escolas, para orientar sobre direitos do consumidor

Tema tem sido trabalhado nas escolas diante de direcionamentos da gestão Délia Razuk – Foto: Procon

Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, o Procon de Dourados realizará atividade no auditório da Prefeitura, a partir das 8h30 desta sexta-feira. A atividade contará com abordagem sobre o tema “Tarifa Social e seus Benefícios”, conduzida pela defensora pública do Consumidor, Mariza Gonçalves.

Durante este mês, o órgão de defesa do consumidor tem intensificado ações de fiscalização e educação.

Nesta quarta-feira (14), levou palestra à Escola Estadual Floriano Lopes, no bairro Izidro Pedroso, envolvendo dezenas de alunos do 2° ano do curso técnico em Serviços Jurídicos, integrado ao Ensino Médio. Eles acompanharam explanações de técnicos do Procon. A ação tem a parceria da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Direitos do consumidor e atenção para consumo foram temas trabalhados com os alunos, conforme a assessora jurídica do Procon, Fabiane Vieira.  

“Levamos exemplos de situações cotidianas enfrentadas pelos consumidores em Dourados e os alunos foram bastante participativos. Trabalhar de forma educativa esse tema é um dos direcionamentos da gestão municipal para tornar as relações consumidor/fornecedor cada vez mais saudáveis”, disse.

A professora Andreza Miranda Vieira cita que o debate contribui para agregar em conhecimento. “Os exemplos práticos foi um diferencial para os alunos. Despertou bastante o interesse; eles fizeram questionamentos e assimilaram conceitos a casos na prática demonstrados pelo Procon. Com certeza agregará para questões cotidianas que venham a enfrentar com empresas ou prestadores de serviços”, disse.

Andreza citou ainda que os alunos contam com a disciplina de Introdução ao Direito do Consumidor no curso e que dinâmicas como a desta quinta-feira (14) servem como apoio ao estímulo de cidadãos conscientes nas relações de consumo.

A programação tem sequência em instituições públicas e privadas.

O Procon apresentará também nesta sexta-feira(15), o ranking de fornecedores de Dourados com reclamações atendidas, publicada pelo Ministério da Justiça.

No sábado, dia 16, uma série de ações acontecerá na Praça Antônio João, a partir das 8 horas, como, por exemplo, orientações aos consumidores e inclusões no CadÚnico, entre outras.