Operação da PF contra tráfico de drogas cumpre mandados em Dourados

Polícia Federal na casa de um dos envolvidos – Foto: Adilson Domingos

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira uma operação contra um grupo dedicado a enviar cocaína de Mato Grosso do Sul para o Rio Grande do Sul, por meio de uma empresa de transporte e agronegócio. Os crimes investigados são tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Denominada ‘Geminus’, a operação cumpre 37 mandados, sendo que em Dourados são dois de prisão e nove de busca e apreensão. Há cumprimentos também nos estados de Santa Catarina e RS. Um dos mandados de prisão em Dourados teria como alvo o dono de uma transportadora.

Segundo a PF, são executadas ordens judiciais para o sequestro de 52 imóveis e de 70 veículos, entre automóveis, jet skis, caminhões, carretas e tratores, e o bloqueio de valores em contas bancárias de 33 pessoas físicas e jurídicas envolvidas.

Os bens a serem sequestrados estão estimados em R$ 50 milhões.

Segundo as investigações, a organização criminosa tem um núcleo familiar estabelecido em Deodápolis e Viamão/RS, utilizando o agronegócio e outras atividades econômicas formais como fachada para ocultar os valores obtidos com o tráfico internacional de drogas, principalmente de cocaína.

O transporte da droga era feito em caminhões, a partir da fronteira de Mato Grosso do Sul, para uma propriedade rural de Viamão, de onde era distribuída para traficantes locais do RS, principalmente das regiões de Porto Alegre e Vale dos Sinos.

Durante as investigações, iniciadas em agosto de 2019, a Polícia Federal apurou que a organização criminosa movimentou cinco toneladas de cocaína em um ano.

Geminus

A operação foi denominada Geminus, pois dois integrantes do alto escalão da organização investigada são irmãos gêmeos idênticos, sendo que um deles gerencia os negócios ilícitos no Rio Grande do Sul e o outro aqui no Estado.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.