Nova Zelândia registra primeira morte por Covid em três meses

País contabiliza 23 óbitos pela doença desde fevereiro

Ardern explicou que todos os casos atuais no país vêm de uma pessoa – Foto: EPA

Após mais de três meses, a Nova Zelândia voltou a registrar uma morte causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) nesta sexta-feira (04), informou o governo. Com isso, o total de óbitos provocados pela doença no país desde fevereiro chegou a 23.

O Ministério da Saúde informou que o homem de 50 anos era parte de uma família considerada a responsável por um novo surto de Covid-19 na cidade de Auckland no início de agosto. Ele faleceu no hospital de Middlemore após semanas internado. A última morte causada pela doença havia sido registrada em 24 de maio.

Após chegar a anunciar que o país estava livre da Covid-19, ficando 102 dias sem registrar nenhuma transmissão comunitária, a primeira-ministra, Jacinda Ardern, precisou reimpor restrições à circulação para evitar que o vírus se espalhasse novamente.

Essas medidas devem valer até o dia 14 de setembro e serão revisadas para ver se será necessário impor novas regras.

Recentemente, ao anunciar as medidas restritivas, Ardern explicou que o rastreamento feito nos casos detectados provinham de uma única pessoa que tinha retornado do exterior e, por uma falha no monitoramento pós-viagem, começou a cadeira de retransmissão da doença.

A Nova Zelândia é considerada uma das melhores gestões durante a pandemia. Com um lockdown imposto quando o país tinha apenas 50 casos, a nação conseguiu manter os números da pandemia em níveis bastante controlados. São 1.764 casos da doença entre seus cinco milhões de habitantes.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.