Marçal pede ventiladores nas escolas e postos de saúde

A instalação de ventilador é essencial para garantir o mínimo de conforto no calor, diz Marçal - Foto: Éder Gonçalves
A instalação de ventilador é essencial para garantir o mínimo de conforto no calor, diz Marçal – Foto: Éder Gonçalves

Com calor que chega a 35ºC em Dourados, usuários que dependem de postos de saúde têm reclamado da falta de ventiladores nas salas de espera. O problema também tem atingido Centros de Educação Infantil (Ceims) e escolas. “É preciso trocar aparelhos danificados e instalá-los em locais que ainda não possuem”, pede o vereador Marçal Filho (PSDB) à prefeitura municipal.

As altas temperaturas registradas na cidade desde o mês passado e que prometem se intensificar até dezembro costuma deixar as pessoas com a pressão baixa, irritadas e reclamando o tempo inteiro de calor. Em ambientes fechados, o ar parado se torna impróprio, podendo até apresentar odor, além de fazer com que pessoas alérgicas se sintam mal. E dependendo do local, nem ventilador resolve.

De acordo com Marçal, a instalação de ventilador é essencial para garantir o mínimo de conforto e bem estar para quem passa mais de uma hora na sala de espera de um posto de saúde e para os mais de 27.300 alunos que permanecem quatro horas nas salas de aulas das 45 escolas da rede municipal de ensino, e 36 Ceim’s.

Como estudar exige naturalmente um maior esforço intelectual, atenção e foco, sem conforto térmico o corpo “reclama” da temperatura, podendo ocorrer cansaço, tontura, sono, indisposição e até mesmo falta de ar. Para evitar que todos esses fatores afetem a concentração e o rendimento dos alunos, o vereador pede uma força-tarefa para identificar e iniciar de imediato a instalação de ventiladores nas escolas e unidades de saúde que registram esse problema.

Marçal destaca a importância do projeto “SOS Educação”, colocado em prática pela atual administração com o objetivo de recuperar a estrutura das entidades de ensino, com pintura, reparos na estrutura, recuperação de mobiliário e demais ajustes para que o ambiente escolar melhore. “É de fundamental importância, mas seria muito bom reparar aquilo que é mais urgente e necessário no momento, como a falta de ventilador”, explica o vereador. Do início do ano até o final do mês passado, a Secretaria de Educação contemplou oito unidades de ensino com o projeto.

Além da instalação de aparelhos de ventilador, Marçal chama a atenção para a importância da manutenção preventiva de cada um deles, de forma a garantir vida útil mais prolongada dos aparelhos e melhorar a circulação de ar do ambiente.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.