FIEMS firma parceria com instituto português para desenvolver soluções conjuntas de inovação industrial

A parceria foi firmada nesta segunda-feira em um encontro virtual entre representantes das duas entidades – Assessoria

Ideia é realizar pesquisas integradas de base tecnológica para aplicação nas indústrias brasileiras e portuguesas

Pesquisadores do Brasil e de Portugal vão somar esforços para desenvolver soluções inovadoras às indústrias dos dois países. Esse é objetivo do termo de cooperação assinado entre o Sistema FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com sede em Barcelos, Portugal. A parceria foi firmada nesta segunda-feira (07/02) em um encontro virtual entre representantes das duas entidades.

A ideia é realizar pesquisas integradas de base tecnológica para aplicação nas indústrias brasileiras e portuguesas. O IPCA possui linhas de pesquisa aplicadas a diversas áreas, como: inteligência artificial, automação, robótica, IoT (Internet das Coisas), manutenção preditiva, entre outros. A partir desse compromisso estabelecido, pesquisadores ligados ao Sistema FIEMS e ao IPCA poderão trocar conhecimento e desenvolver novas pesquisas que resultem em soluções práticas e conjuntas para o setor industrial.

Representando no encontro o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, o chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, transmitiu os votos do líder empresarial de sucesso pela parceria. “A FIEMS está à disposição dos nossos amigos portugueses. É um prazer estarmos juntos em prol desse objetivo comum, que é trabalhar com projetos de inovação e sustentabilidade”, afirmou.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, demonstrou otimismo com o acordo que pode render frutos para os dois países. “Reitero os agradecimentos e acredito que este pode ser de fato o início de uma forte colaboração entre ambas as instituições. Já trocamos informações e avaliamos alguns caminhos que podemos seguir”, disse.

O superintendente regional do SESI, Régis Borges, observou que essa parceria é fruto de uma incursão feita à Europa em 2021, quando uma comitiva do Sistema FIEMS esteve em Portugal para conhecer o modelo de trabalho de universidades e centros de inovação portugueses junto a indústrias locais. “Pudemos ver parcerias, pesquisas e investimentos, com atuação prática no desenvolvimento de soluções a partir das demandas industriais. É um modelo que fortalece o Sistema Indústria, e que vai acelerar o nosso processo de amadurecimento. Além disso, nossa parceria vai permitir intercâmbio de mão de obra. Todo mundo sai ganhando”, salientou.

A Startup do Sistema FIEMS é um dos braços do Sistema Indústria que poderá atuar de forma conjunta com o instituto português, como explica o gerente da unidade, Odilon Moura. “Primeiramente, fazendo o ‘soft landing’, isto é, a aterrissagem de projetos europeus em Mato Grosso do Sul, adaptando-os às nossas necessidades locais. Em seguida, trabalhando através da qualificação de mão de obra para o desenvolvimento de startups”, disse.

Também participaram do encontro virtual a vice-presidente para internacionalizações do IPCA, Paula Tavares, e o coordenador do instituto português, João Borges.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.