Escolha de Miss e Mister Indígena 2018 agita a Reserva Indígena de Dourados

Mister e Miss indígena, com Odir Pedroso – Assessoria

No total 20 candidatos foram inscritos na oitava edição, sendo dez homens e dez mulheres entre 15 e 30 anos de idade representando os povos guarani, terena e kaiowá

30 de abril de 2018 é mais uma data para ficar na historia da Reserva Indígena de Dourados. Na noite dessa segunda-feira aconteceu o concurso para escolha da Miss e Mister Indígena do ano em curso. Vinte candidatos sendo dez homens e dez mulheres tiveram desempenho avaliado por um corpo de jurado eclético que teve olho clinico e sensibilidade para escolher os vencedores nessa oitava edição.

Solenidade levou uma multidão ao Ginásio de Esportes da Escola Municipal “Tengatui Marangatu”. Plateia formada em sua maioria por familiares, amigos e convidados dos candidatos. Evento realizado pela AJI – Ação dos jovens Indígenas de Dourados, uma organização não governamental, cujo objetivo é promover o bem estar entre jovens e adolescentes da comunidade.

A AJI tem como uma de suas principais mantenedoras, o Gapk – Grupo de Apoio aos povos Kaiowá/Guarani), e apoio da Funai por meio da Coordenação Regional de Dourados e do Grupo Juntos Somos Fortes (formado por amigos e voluntários da Reserva Indígena de Dourados).

Destaque para apresentações culturais de grupos indígenas de Dourados e Amambai,  e também da miss e mister 2017 de Dourados da miss e do mister 2018 da aldeia de Amambai, dentre outros.

Fernando de Souza, coordenador regional da Funai em Dourados destacou empenho dos participantes, comissão organizadores, apoiadores, voluntários, segurança, enfim, de todos envolvidos direta ou indiretamente para que a cerimonia fosse realizada. Da direção, coordenação, professores, administrativos e alunos da Escola Tengatui Marangatu e das lideranças indígenas (Jaguapiru/Bororó).

“Umas portas se fecharam, mas também muitas outras se abriram”, enfatizou emocionado. Os vencedores foram conhecidos após duas apresentações em trajes normais e típicos. Cada concorrente apresentava pouca falha nos quesitos estabelecidos pela Equipe Organizadora exigindo bastante de cada jurado.

Ao final foram escolhidos os jovens Rafaela Martins Dorneles e Leonardo Valério Jorge respectivamente Miss e Mister Indígena 2018. Eles assumem o posto de Marjore e Jean os escolhidos em 2017.

Beleza, simpatia, uma noite fashion e de rara beleza apresentado pelo povo indígena brasileiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.