Com 40% da população vacinada contra Covid-19, Caarapó supera a média nacional

Até a última quarta-feira, Estado havia vacinado 38% dos sul-mato-grossenses; média geral do País era de 30%

Caarapoense é imunizado em unidade de saúde de Caarapó – Divulgação

O Município de Caarapó havia vacinado, até a última quarta-feira (23), 12.249 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa 40% da população do município – de pouco mais de 30 mil habitantes.

Os números foram divulgados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, e revelam que Caarapó supera tanto a média estadual quanto a nacional em vacinação contra o novo coronavírus. A média estadual da primeira dose está em torno de 38%. A nacional, em 30%.

Quando são analisados os números referentes à aplicação da segunda dose, os números mostram que Caarapó já vacinou 20% da população, enquanto o Estado atingiu 15% da população e a média nacional registra 11%.

O prefeito André Nezzi comemora o ritmo da vacinação no município e sublinha que “só não vacinamos mais porque não temos vacinas disponíveis em maior quantidade”, explicando que o imunizante é enviado pelo Estado, de acordo com critérios próprios. O Estado, por sua vez, recebe as vacinas da União. “Quando a vacina chega ao município, rapidamente é destinada às unidades de saúde para a vacinação imediata dos grupos definidos”, registra o prefeito.

Novo decreto flexibiliza regras de enfrentamento à pandemia de Covid-19

O Governo do Estado atualizou na última quarta-feira (23) o Programa de Segurança e Saúde na Economia (Prosseguir). A nova classificação mostra que aproximadamente 60% dos municípios de Mato Grosso do Sul estão na bandeira vermelha, incluindo Caarapó.

O novo bandeiramento, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, classifica quatro municípios na cor cinza, 47 na vermelha, 25 na laranja e três na amarela. As cores sinalizam, respectivamente, grau extremo, alto, médio e tolerável para a transmissão da Covid-19, conforme publicação oficial do Governo MS.

Classificado como ‘bandeira vermelha’, Caarapó, a partir desta sexta-feira (25), tem novas regras para combate e prevenção à Covid-19, válidas até 7 de julho. Antes na cor cinza – grau extremo de transmissão do coronavírus –, a nova classificação permite ao Poder Executivo municipal a flexibilização de normas de prevenção à doença. Uma delas é o toque de recolher, que passa a vigorar no período das 21h às 5h. Regras destinadas aos setores de comércio e de prestação de serviços, entre outras áreas sociais e religiosas, também foram regulamentadas pelo Decreto Municipal nº 080/2021, data de 24 de junho, que pode ser acessado em caarapo.ms.gov.br

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.