Campanha alerta população de Caarapó sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

Coordenadores e prefeito André Nezzi por ocasião do lançamento da campanha em Caarapó – Divulgação

A prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deflagrou neste mês a campanha  Faça Bonito  ou  Maio Laranja,  que tem por objetivo alertar a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. 18 de maio é o chamado “Dia D” da campanha, que é realizada em todo o País.  

Em nota divulgada pela coordenação da campanha em Caarapó, os organizadores afirmam que a violência sexual é uma das mais graves formas de violação de direitos praticadas contra crianças e adolescentes, acarretando em diversos traumas e consequências para o seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Os coordenadores destacam que, devido ao isolamento social e ao fechamento das escolas para a contenção das contaminações pela Covid-19, muitos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes ficaram subnotificados e não chegaram ao conhecimento da rede de proteção e segurança, daí a necessidade de se articular novas estratégias de enfrentamento e fortalecimento das campanhas de prevenção e combate à violência.

Em Caarapó, no ano de 2020, foram registrados 27 casos de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, que foram atendidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). “Infelizmente, esse número pode ser ainda maior. Por isso, mesmo com as limitações advindas da pandemia, reconhecemos a importância das campanhas para sensibilizarmos e alertarmos toda a sociedade sobre esse tema tão urgente”, sublinha a psicóloga Juliana Monteiro, da coordenação da campanha, acrescentando que “é dever de todos nós, sociedade civil, setor público e privado, garantir que as nossas crianças e adolescentes tenham um desenvolvimento saudável e seguro. Assim, especialmente no mês de maio, esses debates são ainda mais ampliados”.

Todos os anos, a prefeitura Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove essa campanha, que tem como símbolo uma flor, remetendo à fragilidade da infância, que precisa ser cuidada e protegida. A violência sexual contra crianças e adolescentes é um crime que, infelizmente, tem crescido em na sociedade. “Desta forma, fica o nosso apelo a toda a população caarapoense sobre a importância da denúncia. Qualquer caso de que se tenha conhecimento, deve ser denunciado: Direitos Humanos (Disque 100); Conselho Tutelar (3453-1192); CREAS (3453-1387) ou Polícia Militar (190). As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido. Violência sexual é crime! Proteja nossas crianças e adolescentes. Sua atitude pode salvar vidas!”, conclui a psicóloga Juliana Monteiro.

18 de maio

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Trata-se de um dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual infanto-juvenil.

Não é uma data escolhida por acaso ou aleatoriamente. Nesse dia, em 1973, um crime chocou o Brasil. Foi quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, foi raptada, drogada, espancada, estuprada e morta por jovens de uma tradicional família capixaba de classe média alta, em Vitória, no Espírito Santo. O crime, apesar de toda a repercussão, ficou impune.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.