Alan Guedes recebe organizadores do Festival de Todos os Povos

Evento reúne na Praça Antônio João artistas de diferentes tendências para apresentações gratuitas

Organizadores apresentam ao prefeito Alan Guedes detalhes do Festival – Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados

O prefeito Alan Guedes se reuniu, nesta sexta-feira (24), com os organizadores do 1º Festop – Festival de Todos os Povos. O evento acontece entre os dias 14 e 16 de abril na Praça Antônio João com música, dança, feira de artesanato, literatura e gastronomia.

No encontro, o idealizador do Festop, o professor, músico e produtor cultural, Fernando de Castro Além, a produtora cultural Júlia Aissa e o coordenador de literatura, Carlos Amarilha, levaram ao prefeito e ao secretário de Cultura, Francisco Chamorro “Kinho”, os detalhes da organização do Festival que vai apresentar à população o trabalho desenvolvido por artistas douradenses de diversas vertentes culturais. A expectativa é que pelo menos cinco mil pessoas passem pelo centro da cidade em cada uma das três noites com diversas atrações gratuitas.

Para Alan, o apoio aos eventos culturais é benéfico para o município por todos os ângulos. “Claro que é importante podermos mostrar e divulgar nossa cultura e proporcionar lazer para os douradenses. Um evento como o Festop faz parte das engrenagens do desenvolvimento da cidade, já que movimenta também a economia como um todo e é o que esperamos agora”, disse.

Segundo o prefeito, as pastas da atual gestão trabalham em conjunto por outros eventos que já estão no calendário cultural do município. “Por isso o esforço das secretarias de Cultura, Agricultura Familiar, Desenvolvimento e outras para organizarmos a Festa do Peixe, também em abril, promovermos a volta da Festa Junina, como aconteceu com sucesso no ano passado e já estamos trabalhando na próxima, e o Dourados Brilha no fim do ano”, explica o prefeito.

Fernando de Castro Além diz que Festop aproxima artistas do público douradense – Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

Palco para artistas douradenses

Idealizador do Festival, Fernando Além, ou Dagata, como é mais conhecido no meio cultural, afirma que o Festop veio para dar ao artista douradense o palco e o espaço para se aproximar do público. “Esse sempre foi um sonho que tínhamos e agora, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Dourados, vamos ter a primeira edição. No palco teremos músicos de várias tendências, dança, feiras de artesanato, literatura e poesia, entre outras coisas”, disse.

Além de detalhes relacionados ao evento em si, a conversa com o prefeito Alan Guedes serviu também para discutir meios para facilitar o acesso dos douradenses que moram na periferia ou nas aldeias para aproveitarem o Festop. “Queremos todas e todos na Praça Antônio João conhecendo e curtindo a produção cultural e os artistas douradenses”, completa.

Os shows e exposições na Praça Antônio João são gratuitos. Entre as atrações estão confirmados a cantora Soul Ra, Kleber e Kleberson, Não Tem Hora, Miliano, Orquestra Sinfônica da UFGD, Sucata Cultural, Grupo de Dança Studio Jacy Brasileiro, Grupo de Dança Canto Kaiwoá, entre diversas outras.

O Festop é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e pela Prefeitura de Dourados, com apoio do Sicredi e da West Fertilizantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.