Não está vendo os resultados que esperava do seu treino? Entenda o que pode estar acontecendo

A musculação é uma atividade física recomendada para ter um corpo mais bonito, preservar e manter a saúde ou então para sair da vida sedentária. Por meio dela, que tem como objetivo o fortalecimento dos músculos, o ganho de massa magra e a perda da gordura, as pessoas conseguem, com exercícios de intensidades, cargas e repetições variadas, buscar os resultados desejados.

Algo pode não estar correto

A expectativa de conseguir aquilo que desejam leva muitos praticantes da musculação a cometerem graves erros. Isso porque os resultados não chegam da noite para o dia: é impossível ganhar toda a massa almejada em apenas um mês (de forma limpa, sem uso de esteroides).

No entanto, se os treinos já acontecem há algum tempo e nenhum resultado está sendo obtido, é preciso analisar, pois alguma coisa deve estar sendo feita errada.

A zona de conforto é um dos problemas mais graves. Essa fase acontece logo após a adaptação do corpo aos treinos. Nos primeiros dias, quem malha costuma sentir muitas dores. Com o passar das semanas, isso não acontece mais, e o corpo fica acostumado com os exercícios. Aí que mora o perigo: é o que chamamos de estagnação, e dificilmente serão apresentados bons resultados provenientes dos treinos nessa situação.

Principais erros

Além do que foi citado acima, existem outros pontos muito importantes que devem ser evitados para que os treinos tenham qualidade, maturidade e ajudem a cumprir aquilo que está sendo buscado. Confira os principais erros que afetam a chegada dos resultados:

  • Falta de organização: no início, até mesmo pela empolgação, não faltamos aos treinos, cumprimos o que nos é passado e fazemos os exercícios da maneira correta. No entanto, conforme vamos avançando, a tendência é desanimar e sair da organização que fizemos. Isso é muito perigoso. É preciso ter consciência de que para obter resultados é necessário treinar e se organizar.
  • Não seguir a dieta: um dos grandes problemas para quem pratica musculação é deixar de seguir a dieta. Sempre sob indicação de um nutricionista, devemos adotar hábitos alimentares mais saudáveis, comendo alimentos que ajudarão a ter mais energia para treinar e seus músculos se desenvolverem. Para isso é preciso manter uma alimentação balanceada, consumindo a menor quantidade possível de alimentos processados e carboidratos simples. Também é muito importante ter atenção à quantidade de proteínas ingeridas, pois a falta desse macronutriente tão importante pode resultar em perda de massa muscular, o que é exatamente o oposto do que se busca. Em muitos casos, a suplementação pode ser indicada, mas sempre por recomendação de um nutricionista.
  • Sem equilíbrio nos treinos: enquanto uns treinam pouco, outros o fazem excessivamente. Sem equilíbrio, o resultado não vai chegar. Não adianta treinar demais, pois isso resultará em overtraining, podendo ocasionar lesões. Também não adianta malhar pouco e achar que vai conseguir alguma coisa. Tenha orientações de um profissional da área para saber qual método de treino é o mais adequado para seu corpo e para seus objetivos.
  • Pecar na hidratação: acredita que muitas pessoas pecam na hidratação? Ficar sem beber água não é somente ruim para os resultados da musculação, mas também para a saúde. É preciso se hidratar corretamente para ter um corpo mais saudável.
  • Sem o devido foco: para qualquer coisa em nossa vida é preciso ter foco. E isso não é diferente nos treinos. Devemos colocar em mente as metas e os objetivos que queremos e correr atrás, sempre com muito esforço e dedicação.