Item avaliado na vistoria veicular, faixas refletivas são importantes para segurança na estrada

Faixas são equipamentos de segurança veicular obrigatórios, deixando o veículo mais sinalizado – Divulgação

Segurança no trânsito é um tema que tem recebido mais atenção da população nos dias de hoje. Exigidas principalmente de veículos de grande porte, as faixas refletivas, regulamentadas pelo Denatran, são importantes itens de segurança e são avaliadas nas vistorias veiculares.

“O objetivo principal das faixas refletivas é a segurança. Em dias chuvosos, com neblina muito intensa ou até mesmo durante a noite, a visibilidade dos motoristas pode ser prejudicada, tornando a direção mais tensa e complicada. Com as faixas, o veículo fica mais sinalizado, auxiliando os condutores nas ultrapassagens e nas manobras de urgência”, explica o presidente da Associação das Empresas de Vistoria Veicular de MS (Assovis), José Renato Cantadori.

As faixas são equipamentos de segurança veicular obrigatórios, que precisam estar em perfeitas condições para o veículo ser aprovado na vistoria, além de estar nos níveis exigidos pela norma. Desde abril de 2001, quando foi estabelecida a lei de obrigatoriedade da utilização de dispositivos de segurança nas carrocerias dos caminhões, o uso das mesmas foi se expandindo. Hoje, o uso das faixas refletivas é obrigatório também nos para-choques dos caminhões, em ônibus, vans escolares, entre outros veículos de transporte coletivos de pessoas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, colisões laterais e traseiras representam em média 58% dos acidentes com veículos pesados nas rodovias brasileiras e a maioria dos acidentes ocorre a noite, quando as faixas revelam seu potencial de segurança. A não utilização das faixas de forma correta, ou seja, devidamente funcionais e em conformidade com a lei, acarreta em infração de trânsito. Em uma fiscalização o veículo poderá ser retido para regularização, além de acarretar em multa.

No site www.assovisms.org.br é possível encontrar a relação das 39 empresas credenciadas no Estado, com endereços e contatos.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.