Puigdemont paga fiança e pode deixar prisão na Alemanha

Lìder catalão está preso desde o dia 25 de março – Foto: EPA

A procuradoria da Alemanha ordenou nesta sexta-feira (6) a libertação imediata do ex-presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, depois do pagamento de fiança no valor de 75 mil euros. De acordo com a promotoria, Puigdemont informou às autoridades um endereço na Alemanha, no qual ele vai morar enquanto não sai a decisão sobre sua extradição.

Antes de ser posto em liberdade, o líder separatista publicou em sua conta no Twitter que deve manter sua posição e não vai recuar. “Devemos olhar com esperança e otimismo para o futuro, temos o direito de impedir que nosso futuro seja roubado”.

Puidgemont é acusado de rebelião por comandar o referendo do território autônomo em outubro e pela apropriação de fundos públicos para promovê-lo. Ontem (5), o Tribunal de Schleswig-Holstein o deu o direito à liberdade condicional sob o pagamento de fiança.

Segundo o comunicado, a imputação por rebelião é “inadmissível”, já que não está prevista no código penal alemão, mas o processo seguirá adiante porque o ex-presidente catalão também é réu por mau uso de recursos públicos e corrupção.

“Não há meios legais para a promotoria recorrer da decisão de libertá-lo ou do indeferimento da acusação de rebelião”, explicou uma porta-voz do Ministério Público da Alemanha.

Puidgemont está preso desde o último dia 25 de março, quando foi interceptado pela polícia alemã em Schuby, próximo a fronteira com a Dinamarca. Ele retornava de carro da Finlândia e seguia para a Bélgica, onde vive em autoexílio desde o fim do ano passado. O separatista é alvo de um novo pedido de extradição emitido pelo Tribunal Supremo da Espanha.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.