União Europeia quer criar tribunal para ‘crimes da Rússia’ na guerra

Von der Leyen afirmou que bloco trabalhará com TPI

UE acusa Rússia de ‘crimes horríveis’ na guerra na Ucrânia – Foto: EPA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta quarta-feira (30) que o bloco europeu quer criar um tribunal especial para julgar os “crimes cometidos pela Rússia” durante a guerra na Ucrânia.

“A Rússia deve pagar por seus crimes horríveis. Colaboraremos com o Tribunal Penal Internacional e contribuiremos com a criação de um tribunal especializado para julgar os crimes cometidos pela Rússia. Com os nossos parceiros, vamos assegurar que a Rússia pague pela devastação que causou, com os fundos congelados dos oligarcas e os bens de seu banco central”, informou Von der Leyen.

A Comissão enviará ainda nesta quarta-feira a proposta de criação para os países-membros do bloco.

“Vamos propor a instituição de um tribunal especial, sob a égide da ONU, para investigar e colocar em julgamento os crimes de agressão da Rússia. Estamos trabalhando para ter o mais amplo consenso sobre essa iniciativa”, acrescentou.

A UE, ao lado do Reino Unido e dos Estados Unidos, impôs duras sanções aos russos ligados ao governo de Vladimir Putin por conta da invasão na Ucrânia, iniciada em fevereiro. Além disso, fornece ajuda financeira e militar a Kiev para se defender das tropas em várias áreas de combate.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.