Tribunal de Contas apresenta dados sobre a educação de Dourados

TCE apresentou dados sobre auditoria na educação de Dourados - Foto: Eder Gonçalves
TCE apresentou dados sobre auditoria na educação de Dourados – Foto: Eder Gonçalves

Foi realizada nesta quinta-feira, no Plenário da Câmara Municipal, a audiência pública sobre auditoria em Educação realizada no município de Dourados. A ação foi presidida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

A diretora da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), conselheira Marisa Serrano explanou sobre a auditoria concomitante realizada no município, explicando que vários questionários foram dados para pais, alunos e professores das escolas públicas do município, sendo que as respostas foram analisadas pelo Tribunal.

“Essa auditoria é para auxiliar os prefeitos a tomarem medidas, para que assim a sociedade sinta as mudanças na forma de conduzir a educação. É a garantia de mudanças rápidas, que é o que a população deseja”, apontou a conselheira.

Foram questionados sobre as metas do Plano Nacional e o Plano Municipal de Educação, sobre a infraestrutura das escolas, sobre o quadro de servidores (professores e servidores), questões pedagógicas e transporte escolar.

“Analisamos todos os problemas que há no município, através dos índices oficias. E posso dizer, pelos dados que temos, que a educação de Dourados, frente aos outros municípios da região, está precisando melhorar a sua qualidade”, comentou Marisa Serrano.

A presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), ressaltou que os dados obtidos foram preocupantes, lembrando que é necessário unir forças com os poderes Legislativo, Judiciários e com o Tribunal de Contas para melhorar a educação no Estado. “A Câmara quer contribuir, dentro de sua atuação, com a melhoria no ensino”, comentou.

O Legislativo recebeu uma cópia dos dados analisados, para que assim possam ajudar a administração municipal a obter soluções para os problemas. O Tribunal ainda oferece a possibilidade de acordo, por meio de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG).

Dourados terá 30 dias para analisar as fragilidades detectadas durante a auditoria na educação, apresentando ao TCE um cronograma para a solução dos problemas encontrados.

Os vereadores Sergio Nogueira (PSDB), Marçal Filho (PSDB), Junior Rodrigues (PR), Braz Melo (PSC), Idenor Machado (PSDB), Cirilo Ramão (PMDB), Pedro Pepa (DEM), Alan Guedes (DEM) e Cido Medeiros (DEM) também participaram da audiência.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.