Semsur faz mutirão de poda para melhorar iluminação

Semsur faz poda de árvores para melhorar a iluminação pública – Foto: Semsur

A secretaria municipal de Serviços Urbanos está iniciando uma ação visando à melhoria da iluminação pública na área central de Dourados. Os serviços estarão concentrados no perímetro que compreende as ruas Cuiabá e Ponta Porã e começam pelas ruas Joaquim Teixeira Alves, avenida Marcelino Pires, Toshinobu Katayama e Presidente Vargas. A ação consiste em poda de árvores e troca de lâmpadas queimadas.

De acordo com o secretário Joaquim Soares, os serviços deverão ter ritmo acelerado e atendem a pedidos antigos e recentes de moradores que reclamam melhor iluminação pública. “Nessas ruas há trechos em que as folhagens das árvores atrapalham a iluminação, deixando as ruas às escuras mesmo com as lâmpadas acesas. Vamos resolver. É determinação da prefeita Délia Razuk, garantir iluminação pública de qualidade”, diz.

Joaquim conta ainda que foram feitos levantamentos, a partir das regiões onde há maior número de reclamações e constatou-se que o problema de árvores ofuscando a luminosidade é nas ruas Presidente Vargas e Toshinobu Katayama.

Bairros

O secretário também anuncia, para a próxima semana, mutirão de troca de lâmpadas em bairros onde a ação de vândalos prejudica todo o sistema de iluminação. “Não vamos trocar apenas lâmpadas queimadas. Há muitas lâmpadas destruídas, e em sequência, numa demonstração clara de que é resultado de atos de vandalismo. Vamos fazer essa reposição e comunicar às instituições de segurança pública, como a Guarda Municipal e Polícia Militar, solicitando rondas mais frequentes para conter esta prática nociva à sociedade”, menciona Joaquim, anunciando também que nas regiões mais críticas deverão ser instaladas câmeras, numa tentativa de flagrar os infratores.

Por fim, o secretário de Serviços Urbanos anuncia que a partir da semana que vem, as quintas e sextas serão dedicadas a determinada região da cidade, com serviços de tapa-buracos, troca de lâmpadas, poda de árvores, limpeza e outras ações. A iniciativa atende a sugestão de vereadores. “Esse trabalho muito contribuirá com a limpeza e iluminação pública, melhoria das condições de tráfego, segurança, enfim, uma ação diferenciada que pretendemos realizar pelo menos quatro vezes a cada mês, para melhorar as condições dos nossos bairros”, menciona.