Raikkonen faz a pole em Mônaco e quebra jejum de 128 corridas

Na manhã deste sábado foi realizado o treino classificatório para o Grande Prêmio de Mônaco, sexta prova da temporada de 2017 da Fórmula 1. Após liderar o segundo e o terceiro treinos livres, a Ferrari manteve o domínio no Principado, e Kimi Raikkonen foi o mais rápido e garantiu a pole position.

Com o tempo de 1min12s178, o finlandês marcou o melhor tempo do fim de semana e o recorde da pista. Além disso, o campeão mundial de 2007 quebrou um jejum de 128 corridas sem largar na primeira colocação, já que a última vez havia sido na França em 2008.

A segunda colocação ficou com Sebastian Vettel, com 1min12s221, garantindo a dobradinha da Ferrari em Mônaco. A terceira posição foi de Valtteri Bottas, que tirou tudo de sua Mercedes, com o tempo de 1min12s223.

O destaque negativo da classificação ficou por conta de Lewis Hamilton. Com problemas de aderência em sua Mercedes, o tricampeão acabou cometendo erros durante as voltas rápidas do Q2, não marcando bons tempos. Após a batida de Stoffel Vandoorne, a segunda parte foi interrompida, e o britânico não teve mais chance de tentar melhorar sua colocação, largando em 13º.

Quem também não teve uma classificação boa foi Felipe Massa. Após passar raspando ao Q2, o brasileiro também acabou atrapalhado pela batida de Vandoorne e teve que se contentar com a 14º colocação. Já o belga da McLaren largará em décimo. Jenson Button, por sua vez, após ter um problema de motor, acabou perdendo 15 posições no grid e, apesar de fazer o tempo, sairá em último.

Q1

A primeira parte do treino classificatório mostrou uma batalha entre Ferrari e Red Bull pelas primeiras colocações. Apesar de Max Verstappen ter marcado o melhor tempo, a escuderia italiana voltou a mostrar sua potência em Mônaco.

Mesmo avançando sem problemas, a Mercedes não vem apresentando um bom desempenho, e Lewis Hamilton passou apenas com o décimo tempo. Já Felipe Massa, que também não está tendo o melhor fim de semana com a Williams, avançou ao Q2 apenas na 14ª colocação.

Esteban Ocon, que sofreu uma batida na final do último treino livre, conseguiu ir à pista na metade do Q1, após o rápido trabalho da Force India. Mesmo assim, o francês não conseguiu avançar, assim como Jolyon Palmer, Lance Stroll, Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson, que viu sua Sauber ter problemas e largará na última fila.

Q2

Ferrari e Red Bull continuaram sem problemas para avançar, assim como Valtteri Bottas, que levou sua Mercedes tranquilamente à última parte do treino. Já Lewis Hamilton, que cometeu erros durante as voltas rápidas, reclamou muito da aderência de seu carro e não conseguiu anotar uma boa volta. Assim, o tricampeão sairá apenas na 13ª colocação.

Um destaque positivo do treino foi o desempenho da McLaren. Pela primeira vez, Stoffel Vandoorne se classificou ao Q1, após avançar na sétima colocação, seguido por Jenson Button, que foi o décimo. Apesar da boa performance, o campeão mundial de Button largará na última colocação, após ter problemas no motor e perder 15 posições no grid.

Faltando menos de um minuto para o fim do treino, Vandoorne, que tentava melhor ainda mais seu tempo, bateu, e o Q2 foi finalizado. Com isso, Felipe Massa não teve chance de lutar por uma melhor classificação, e foi apenas o 14º. Ficaram pelo caminho Daniil Kvyat, Nico Hulkenberg, Kevin Magnussen, Lewis Hamilton e Felipe Massa.

Da Gazeta Esportiva

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.