• Por Gilclér Regina

A tecnologia é a nova palavra de ordem. A Inteligência artificial é ótima, machine learning (máquinas que aprendem) também, mas nem sempre essa tecnologia de ponta está à disposição dos pequenos negócios por exemplo.

Isso não é, entretanto, desculpa para o EMPREENDEDOR não ter a INOVAÇÃO TECNOLÓGICA presente em seu negócio, seja ele um restaurante, um serviço de delivery ou outro tipo de negócio.

Os novos consumidores preferem lugares que aliam tecnologia e bom atendimento.

No mínimo, ajuda muito oferecer uma reserva online, meios de pagamento eletrônicos que usam smartphone, ou um wi-fi que já disponibiliza um cupom de desconto para a próxima visita.

O objetivo, no futuro dos negócios, é atender cada cliente de forma única. Hoje, os negócios estão um tanto perdidos, sem rumo, em se tratando de propostas de valor.

Cada empresário ou profissional tem que fazer sua própria ruptura para colocar o seu cliente no palco, isto é, no centro da existência do seu negócio.

FATOR HUMANO: Atenção, não importa quanta tecnologia estiver presente, ainda são as pessoas que convencem outras pessoas a comprar. E se isso vem sendo importante para grandes redes, por que não também para os pequenos negócios?

HOJE, é preciso um esforço muito maior do que em outros tempos em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.

Quando uma empresa contrata jovens que estão na faculdade, não é somente para serem atendentes de uma loja por exemplo, até se cansarem e pedirem demissão. É para aproveitar a APTIDÃO de cada um.

Por isto é importante a DIVERSIDADE na equipe de atendimento. Qualquer pessoa que entre no seu negócio precisa se sentir reconhecida e bem-vinda.

Portanto, no que se refere a atendimento a clientes, precisamos de pessoas de todos os perfis. O ponto-de-venda gera identificação com cada um.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina é Escritor e Palestrante Profissional

Uma pessoa simples que se transformou num dos mais reconhecidos Conferencistas do país, com atuações também no exterior.

(PALESTRAS): www.gilclerregina.com.br/contato