Turma do PQF em Campo Grande participa de curso sobre gestão organizacional

O IEL deu início, nesta terça-feira (27/06), ao segundo módulo da etapa de capacitações da 1ª turma do PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores) em Campo Grande (MS). Trata-se do curso “Gestão Organizacional”, que terá a duração de dois dias e capacita empresários e gestores para elaborarem o plano de negócios, além de efetuar o planejamento e a gestão estratégica das empresas.

Nesta 1ª turma do PQF em Campo Grande, 14 empresas de diversos segmentos serão capacitadas para atender as âncoras Semalo e Sistema Fiems. O programa é dividido em quatro etapas: sensibilização, quando há uma mobilização para adesão de empresas-âncoras, empresas fornecedoras e parceiros; diagnóstico, quando é traçado perfil contendo pontos fortes e fracos das empresas; qualificação, por meio de cursos e consultorias; e certificação, última fase do programa na qual as empresas que obtiverem aprovação ao longo do processo receberão um Certificado de Fornecedor Qualificado, reconhecido pelo IEL, instituições parceiras e pela empresa-âncora.

O foco desta primeira etapa do PQF é capacitar as empresas participantes nos âmbitos fiscal, financeiro e comercial para, depois, realizar as primeiras consultorias individuais. “O primeiro curso foi o de gestão financeira e teve a duração de três dias. Depois deste curso de gestão organizacional, virá o de gestão de marketing, encerrando a primeira etapa do programa. Em seguida teremos cerca de dois meses de consultorias em que o IEL visita as empresas participantes, elabora diagnósticos e traça planos de ação com as melhorias indicadas”, adiantou o gestor da área de capacitação do IEL, Luis Alberto Pereira.

Segundo o consultor da área de gestão organizacional e instrutor do curso, Thiago Viana, os temas das capacitações estão sendo desencadeados de maneira linear e progressiva. “Para poder gerir com competência, é preciso que a empresa esteja segura em termos fiscais e financeiros. Por isso trabalhamos a gestão organizacional depois da gestão financeira, a fim de avaliar a maneira como o empresário planeja e gere o patrimônio, pensando no presente e no futuro”, explicou.

Os integrantes da primeira turma campo-grandense do PQF estão animados com o desenrolar do programa. Rodrigo Bogamil Quirino, diretor de produção da Gráfica Progresso, conta que, graças a primeira capacitação, já foi possível identificar alguns pontos sensíveis que necessitam de melhorias. Considerando o custo-benefício da implantação do Programa, o fato de ele nos obrigar a repensar o dia-a-dia da empresa, e o networking que invariavelmente acaba acontecendo, acredito que seja um investimento certeiro”, declarou.

Da mesma maneira, o sócio-proprietário da MovFlex, Guilherme Falcão, acredita que o PQF vai promover uma revolução no modo de gerir a empresa. “Já está mais do que detectado que seguimos um modelo de gestão arcaico, que necessita ser revisto e modernizado. Desde a primeira capacitação foi possível perceber que mudaremos toda a gestão organizacional”, relatou.

Já Nilvo Della Senta, proprietário da indústria metalúrgica NV Metal, conta que o PQF veio no momento certo. “Estamos no mercado há 24 anos e nunca passamos por um momento tão difícil quanto este. A crise econômica nos obrigou a rever conceitos, modelos de negócio. Se antes trabalhávamos apenas com parceria, fabricando produtos que eram montados e comercializados por outras empresas, agora precisamos assumir todas as fases da produção, até a ponta. Nesse aspecto, o PQF vai nos auxiliar muito, a fim de dar esse passo com todo o suporte possível”, pontuou.

Serviço – Para saber mais informações sobre o PQF acesse o site www.ms.iel.org.br/

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.